Open Finance consolidado no mercado: o que podemos esperar do futuro?

O Open Finance, também chamado de sistema financeiro aberto, já faz parte da realidade da população. Segundo dados do Banco Central, em setembro de 2022, já eram mais de 9.6 milhões de consentimentos de compartilhamento de dados feitos por clientes de mais de 800 instituições financeiras. Capacitando o Cliente Final Lançado oficialmente em março de […]

Publicado: 12/12/2025 às 20:09
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

O Open Finance, também chamado de sistema financeiro aberto, já faz parte da realidade da população. Segundo dados do Banco Central, em setembro de 2022, já eram mais de 9.6 milhões de consentimentos de compartilhamento de dados feitos por clientes de mais de 800 instituições financeiras.

Capacitando o Cliente Final Lançado

oficialmente em março de 2022, o Open Finance tem o objetivo de trazer mais poder de decisão para o cliente final. Nele, o consumidor se torna dono de seu histórico bancário, podendo compartilhar com qualquer instituição financeira que desejar.

Acesso Expandido a Serviços Financeiros

Essa troca de informações permite que os históricos bancários sejam conhecidos por diferentes bancos, mesmo não sendo clientes. Assim, pessoas têm acesso a um maior leque de ofertas de crédito e produtos financeiros, por exemplo.

O Caminho para a Maturação

Mesmo com tanta adesão ainda é um mercado bastante recente que, aos poucos, encontrará a sua maturação e futuramente poderá entregar ofertas cada vez mais personalizadas aos clientes. Indiretamente, também trará mais igualdade na concorrência entre as instituições financeiras, diminuindo a disparidade de quantidade de informações entre cada banco, a chamada assimetria de informação.

Facilitando a Gestão Financeira

Outro recurso do Open Finance é permitir ao cliente visualizar e comparar, em um único local, todo o portfólio de produtos contratados, colocando lado a lado taxas, tarifas e ofertas de diferentes instituições. Essa integração trabalha para tornar a experiência do usuário mais simples e diminuir o esforço para cuidar da rotina financeira.

Potencial de Crescimento

O relatório recente da consultoria de gestão estratégica Oliver Wyman identificou que o Open Finance tem potencial para alcançar o patamar de 60 milhões de usuários já em 2025. O mesmo levantamento ainda destaca que diferentes projetos semelhantes ao Open Finance já movimentaram valores superiores a R$18 bilhões em todo o mundo e que países com iniciativas de sucesso serviram de inspiração para o que foi feito no Brasil.

Expectativas para 2023

E o que esperar para 2023? Para alguns analistas de mercado, o ano que está chegando vai entregar uma relevante evolução ao serviço, além de alguns novos recursos, como o compartilhamento de dados de investimentos, seguros, previdência e credenciamento. Isso aumentará ainda mais o leque de ofertas para os clientes, que poderão, por exemplo, receber recomendações de investimentos mais rentáveis do que as que ele possui na carteira de ativos.

O Impacto do Open Finance

Open Finance não tem nem um ano no mercado brasileiro, mas já conseguiu a proeza de mudar bastante coisa. Com cada vez mais adeptos e recursos, promete ser um divisor de águas para bancos e clientes: os bancos podendo competir de forma mais igualitária e o cliente encontrando ofertas específicas para a sua realidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas