Risco iminente de ciberataques representa oportunidades para profissionais especializados

Por Juliana Bauman e Viviane Sampaio* A famosa frase “Não se, mas quando sofrermos um ataque cibernético” como uma realidade universal faz com que a demanda por profissionais de cibersegurança siga crescendo ao redor do mundo e aumente a escassez de profissionais qualificados. Segundo o Guia Salarial 2025 da Robert Half, as áreas de serviços […]

Publicado: 09/12/2025 às 03:01
Leitura
3 minutos
A imagem mostra um conceito de cibersegurança, com um fundo escuro e um teclado de computador iluminado. Uma mão está digitando no teclado, enquanto ícones de cadeados digitais aparecem sobrepostos. Os cadeados vermelhos representam vulnerabilidades ou riscos de segurança, enquanto um cadeado azul no centro simboliza proteção e segurança digital (profissionais, xp, trabalho)
Construção civil — Foto: Reprodução

Por Juliana Bauman e Viviane Sampaio*

A famosa frase “Não se, mas quando sofrermos um ataque cibernético” como uma realidade universal faz com que a demanda por profissionais de cibersegurança siga crescendo ao redor do mundo e aumente a escassez de profissionais qualificados. Segundo o Guia Salarial 2025 da Robert Half, as áreas de serviços de Tecnologia da Informação, Suporte e Operações em Tecnologia estão entre as mais demandadas para novas contratações. Apenas no Brasil, o déficit é de 750 mil talentos no setor, de acordo com a Fortinet em estudo realizado em novembro do último ano.

Atualmente, o mercado de segurança cibernética no país é o maior da América Latina em termos de receita, o que pode ser explicado pelo país enfrentar uma alta taxa de cibercrimes e cenários de gestão de vulnerabilidade para a segurança das organizações. Para se ter uma ideia, em um período de 12 meses, foram registrados mais de 700 milhões de ataques cibernéticos no Brasil – cerca de 1.379 por minuto – o que fez com que o país ocupasse o segundo lugar no Panorama de Ameaças para a América Latina em 2024.

Diante deste cenário, profissionais com qualificações nesta área estão no radar das mais diversas empresas e, na busca por estes talentos, os cargos mais requisitados são:

  • Gerente de Segurança da Informação
  • Analista de Pentest
  • Analista de Segurança da Informação
  • Auditoria de Cibersegurança
  • Especialista em GRC (Gestão de Risco e Compliance)
  • Analista de Cibersegurança
  • Analista de Resposta a Incidente
  • Analista SOC (Security Operations Center)

A necessidade de aprendizagem e atualizações contínuas é um fator comum para se destacar em qualquer oportunidade. Quando falamos do setor de tecnologia, especialmente cibersegurança, os temas mais frequentes nas buscas dos headhunters são:

  • Gestão de riscos e compliance
  • Habilidades técnicas em ferramentas de teste de penetração
  • Ferramentas de SIEM (monitoramento do ambiente para análise de possíveis incidentes)
  • Segurança para computação na nuvem
  • Segurança de infraestrutura

Além das questões técnicas, é fundamental que exista o aprimoramento das soft skills – habilidades comportamentais – que tornam o candidato ainda mais atrativo em um processo seletivo e aumentam suas chances de chegar até a contratação. Ainda de acordo com o mais recente Guia Salarial da Robert Half, a inteligência emocional, pensamento criativo, capacidade de resolução de problemas e perfil de liderança são características frequentemente almejadas pelas empresas, porém dificilmente atendidas pelos candidatos.

Leia mais: Como aumentar a participação das mulheres na tecnologia?

Por isso, independentemente de o profissional estar buscando novas oportunidades ou planejando alavancar a sua carreira onde está atuando no momento, é altamente recomendado que se dedique ao seu desenvolvimento contínuo, o que contempla tanto a atualização constante de ferramentas técnicas de seu dia a dia, como suas habilidades interpessoais, peças-chave para o seu sucesso.

*Juliana Bauman é Business Manager na Robert Half e Viviane Sampaio é Especialista em Recrutamento com foco em profissionais de tecnologia na Robert Half

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas