it mídia
Prêmio
Taesa
tecnologia da informação

Com novo aplicativo, Taesa fomenta e democratiza inovação

Alessandro Miranda Fernandes construiu uma trajetória profissional na tecnologia, uma área na qual se diz apaixonado. Com um percurso que inclui diversas empresas de diferentes segmentos e consultorias de gestão, Fernandes já transitou por grandes corporações, incluindo o BNDES, que deixou antes de fazer parte da equipe da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., ou […]

Publicado: 10/12/2025 às 06:53
Leitura
5 minutos
Alessandro Miranda Fernandes, CIO da Taesa
Construção civil — Foto: Reprodução

Alessandro Miranda Fernandes construiu uma trajetória profissional na tecnologia, uma área na qual se diz apaixonado. Com um percurso que inclui diversas empresas de diferentes segmentos e consultorias de gestão, Fernandes já transitou por grandes corporações, incluindo o BNDES, que deixou antes de fazer parte da equipe da Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., ou simplesmente Taesa.

O CIO também tem uma trajetória de estudo que inclui um MBA em Gestão de Projetos e uma Especialização em Liderança e Inovação, pelo MIT – este último com a cara do projeto liderado por ele e ganhador do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI deste ano na categoria Utilities: o aplicativo I9Taesa.

“A gente entende que a inovação deve permear todas as áreas. Não só a inovação como a eficiência operacional são valores da Taesa. Inovação é algo que hoje permeia a companhia inteira e a gente pensou em uma oportunidade em que todos pudessem compartilhar suas ideias”, disse.

Fernandes liderou o projeto que busca democratizar o processo de inovação e melhorar a comunicação de novas ideias para e entre todos os colaboradores da companhia.

A partir de uma ideia simples, Fernandes e sua equipe desenvolveram um canal exclusivo para que qualquer pessoa pudesse colaborar e ter suas ideias analisadas e minimamente testadas. Fernandes garante que realmente qualquer colaborador pode sugerir ideias a partir do aplicativo, que pode ser alocado para a vertical de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) ou para a vertical de Tecnologia.

“Não tínhamos um espaço para incentivar a inovação e captar as ideias dos colaboradores, assim criamos um projeto para capitanear, tracionar e incentivar a criatividade, possibilitando que todos os colaboradores internos e externos pudessem dar suas ideias e todos fossem ouvidos, utilizando a tecnologia como protagonista deste movimento”, disse Fernandes.

O executivo conta que o aplicativo foi desenvolvido para potencializar e desenvolver as ideias, transformá-las em produtos ou serviços, criar métricas e estudos que viabilizassem o entendimento sobre o potencial impacto da implantação no negócio, além de reconhecer e recompensar os autores das ideias que fossem efetivadas.

“A inovação traz diferenciais competitivos para a companhia, traz disrupção e é importante a gente dar oportunidade para todos serem ouvidos”, aponta. “Hoje nós temos um aplicativo (…) que a gente consegue não só ter a transparência, pois todas as ideias ficam ali registradas, como também a execução.  (…) Essas ideias geralmente partem daqueles que sentem essas dores, por isso ouvir todo mundo é importante”.

A exemplo do Comitê de PDI já existente na empresa, a partir do I9Taesa, um Comitê de Inovação Multidisciplinar, com apoio e colaboração de todas as áreas, também foi criado para avaliar essas novas ideias e colocá-las em prática.

Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizados diferentes métodos e técnicas como Lean Inception, Design Thinking e workshops de cocriação. Todas as áreas da empresa foram envolvidas e foi criado o conceito de Agentes de Inovação. Além disso, foi instituído um processo de Pitch e em alguns casos a utilização de Hackatons.

Fernandes conta que o projeto fomentou a inovação, mas também fortaleceu a ‘cultura de inovação’, embora o principal desafio ainda seja a “equalização do conhecimento do que é inovação, o diferencial competitivo que estas ideias nos trazem e fomentar este processo”. Para ampliar o conceito, foram realizados treinamentos internos com todos os funcionários sobre criatividade e inovação, além de estudo de cases com especialistas de mercado.

Com essa ideia difundida e a facilidade para se publicar uma nova ideia, o aplicativo ampliou a democratização da inovação na empresa. Fernandes conta que o usuário pode resumir em poucas linhas sua ideia, mas também pode adicionar planilhas, vídeos, fotos e outros materiais para complementá-la. O idealizador do projeto de inovação participa do processo de detalhamento da ideia, momento em que ela é ranqueada para, então, se definir a priorização da prototipação das ideias sugeridas.

Só no primeiro mês, 31 ideias foram registradas no aplicativo e no final de 6 meses já eram mais de 120 iniciativas. As ideias incluem, por exemplo, soluções ao aplicativo de saúde da empresa que impactam diretamente a vida dos colaboradores, ou ainda, um sistema para fazer gerenciamento de frota de forma automatizada.

Segundo Fernandes, estas ideias tracionaram o potencial de otimização em eficiência operacional de 85.000 horas em 3 anos, impulsionando o processo de transformação digital com criação e evolução de sistemas e aplicativos com robotização.

Foram também criados 249 novos indicadores de gestão com utilização de Analytics e Data Science. Além dos números, também foram viabilizadas a exploração de novos modelos de negócio e novas oportunidades para e empresa, mostrando o papel de protagonismo que a tecnologia tem na inovação, impulsionando o negócio, diz Fernandes.

“Importante também frisar que cada ideia implementada tem o seu autor reconhecido formalmente com destaque interno e um troféu, e a melhor ideia do ano é premiada financeiramente, gerando, assim, mais engajamento com criatividade e facilitando a implementação e surgimento de novas ideias”, finaliza Fernandes.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas