IT Forum Trancoso
IT Forum Trancoso 2025

Confira tudo o que aconteceu no IT Forum Trancoso 2025

Entre os últimos dias 30 de abril e 4 de maio, o IT Forum sediou em Trancoso um dos maiores eventos do setor de Tecnologia brasileiro. Com mais de 600 convidados, o IT Forum Trancoso 2025 reuniu cerca de 120 CIOs de grandes empresas brasileiras e 400 executivos de tecnologia, inovação e negócios — entre […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:40
Leitura
8 minutos
Auditório escuro e moderno, lotado de pessoas sentadas e atentas a uma apresentação num palco iluminado. Um orador está em pé no centro do palco, falando ao público. O cenário é envolvente, com luzes de LED azuis nas laterais e um grande ecrã ao fundo a exibir imagens abstratas em tons de azul e verde. As palavras "itforum" estão visíveis no palco, indicando que o evento faz parte do IT Forum.
Construção civil — Foto: Reprodução

Entre os últimos dias 30 de abril e 4 de maio, o IT Forum sediou em Trancoso um dos maiores eventos do setor de Tecnologia brasileiro. Com mais de 600 convidados, o IT Forum Trancoso 2025 reuniu cerca de 120 CIOs de grandes empresas brasileiras e 400 executivos de tecnologia, inovação e negócios — entre CEOs, diretores e fundadores.

Imaginar

Sob o tema “A arte de imaginar futuros e inovar”, o CEO da Vivo, Christian Gebara, abriu o evento trazendo à tona um cenário paradoxal para um país que deseja inovar. “A gente passa nove horas por dia conectado, é o segundo país com mais pagamentos instantâneos do mundo, mas metade da população não sabe mandar um e-mail com anexo”, afirmou o executivo.

Um homem de meia-idade, vestindo uma camisa polo azul e calças claras, está em pé no palco com um microfone na mão, falando para a audiência. Atrás dele, um grande ecrã LED exibe imagens vibrantes de pessoas em movimento e a frase “DÉCADA DA DESCONSTRUÇÃO”.

A fala abriu as portas para imaginar soluções. Diante de da desigualdade, Gebara trouxe 12 tendências que, segundo ele, vão moldar os próximos anos da relação entre tecnologia, comportamento e negócios.

Projetar

Se Gebara falou sobre Imaginar, Silvio Meira trouxe o próximo passo. Após as provocações do CEO da Vivo, o cientista-chefe da tds.company apresentou sua visão de como projetar futuros. Segundo ele, o processo envolve quatro verbos: pensar, desenhar, criar e fazer e, em nenhuma dessas etapas a cópia é bem-vinda.

Um homem idoso com barba branca e óculos, vestindo uma t-shirt cinzenta, fala ao público com um microfone de cabeça enquanto está atrás de um púlpito branco com um portátil. A luz reflete nos seus óculos, criando um brilho marcante.

A palestra de um dos maiores responsáveis pela fundação do Porto Digital, em Recife, foi estruturada em torno de três eixos: irracionalidade construtiva, paraconsistência e protagonismo coletivo. O futuro, segundo Meira, será moldado por hiperconectividade, sincronicidade, irreversibilidade, invisibilidade paradoxal e transcendência pragmática.

O dia seguiu ainda com o CTO do Itaú Unibanco, Fabio Napoli, e a diretora-executiva de Finanças da Claro empresas, Raquel Possamai, subindo ao palco para uma conversa sobre a jornada de transformação da conectividade nas agências do banco. A iniciativa modernizou a conexão dos espaços físicos da companhia utilizando tecnologias como 5G, SD-WAN e Wi-Fi 6.

Em seguida, Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T; Rodrigo Caserta, CEO global da Avanade; e Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini, se reuniram para falar sobre a influência dos líderes brasileiros no cenário global. Para os três executivos, o Brasil vive uma janela única de oportunidade para exercer protagonismo global na revolução de tecnologias como a inteligência artificial (IA). No entanto, com vivências diferentes, cada um trouxe um ponto de vista única e alertas importantes para os próximos anos.

O último dia se encerrou com um debate sobre o processo de implementação da inteligência artificial (IA) dentro das empresas. Para discutir o tema, o IT Forum trouxe Marcel Saraiva, gerente regional de Vendas da Nvidia Enterprise e Bruno Luiz Assaf, diretor da Dell ISG Brasil.

Para Saraiva, a IA generativa redefiniu a função do CIO. Se antes equipes de tecnologia tinham o controle sobre tudo o que era oferecido às áreas de negócio; agora, o cenário mudou: os próprios times de negócio provocam a TI e exigem a adoção de novas soluções. Assaf concorda e reforça: as organizações vivem um novo momento de adoção da tecnologia, diferente daquele que enfrentaram quando ela surgiu, ao final de 2022.

Inovar

E, se o segundo dia foi repleto de imaginação e projeção, o terceiro foi apenas sobre inovação. Começando com uma palestra da CEO da Nossa Praia e CSO da B&Partners.co, Dilma Campos, os convidados do IT Forum Trancoso 2025 se viram provocados a trocar suas prioridades. No palco do evento, a executiva sugeriu que, em vez de olhar para o ROI (Return on Investment), as empresas deveriam medir o RoF (Return on Future), conceito que une resultado econômico a impacto ambiental e social de longo prazo.

“O retorno sobre o investimento continua importante, mas precisa andar junto com o retorno sobre o futuro. O que estamos deixando para o mundo ao criar um produto, lançar uma campanha ou investir em tecnologia?”, questionou.

Uma mulher fala no palco com um microfone de cabeça e um controlo remoto na mão. Usa um top branco assimétrico e calças largas bege. Atrás dela, há um gráfico com dados e datas visíveis no ecrã digital.

Extraindo exemplos de gigantes como Microsoft, Renault e Pedigree, Dilma falou de propósito como uma métrica dentro das organização e de utilizar a tecnologia com intenção.

E por falar em intenção, a 27ª edição do IT Forum Trancoso trouxe diversos cases de negócios feitos com intenção. A começar pela reformulação feita pela Porto nos últimos anos. Marcos Sirelli, diretor de TI da organização e Débora Bortolasi, vice-presidente B2B da Vivo, falaram sobre o fortalecimento de relacionamento com toda a rede da empresa feito nos últimos anos.

Três pessoas estão sentadas em cadeiras pretas num palco, participando de um painel de discussão. Há duas mulheres e um homem, todos com microfones. No ecrã atrás deles aparecem os nomes “Débora Ignacio Bortolasi” e “Marcos Sirelli”, com os respetivos cargos.

A escolha de trazer os relacionamentos para o centro da conversa seguiu ao longo das palestras, mas em diferentes níveis. Se Sirelli e Bortolasi falaram das trocas com seus parceiros, Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, e Graci de Melo, fundadora e coCEO da V8.tech, trouxeram pra mesa o relacionamento com a IA.

Em um debate, as executivas falaram sobre como a tecnologia se tornou uma espécie de novo colaborador das organizações e, diante disso, enfatizaram a importância de uma governança robusta de dados, com os pilares de privacidade, transparência e segurança necessários para garantir os controles adequados sobre a tecnologia.

“Já falamos das frontier firms, empresas que têm a inteligência artificial completamente integrada à operação e ao processo de decisão estratégica”, pontuou a executiva da Microsoft Brasil. “Talvez nos tornemos chefes de agentes ou de ambientes híbridos entre agentes e humanos.”

O avanço da IA também foi debatido em um painel com outros grandes nomes do setor. Mediados por Vânia Neves, conselheira de empresas e fundadora da LÍDERNEGRA, os executivos Leandro Balbinot, CTO da Whole Foods; Cassiano Ebert, CIO global da Petrobras; Alessandro Tomazela, CIO da Braskem; e William Potenti, CIO da L’Oréal Brasil, falaram sobre os maiores desafios dos CIOs atualmente.

Painel com cinco participantes sentados num palco, todos envolvidos numa discussão sobre tecnologia e liderança empresarial. Atrás deles, um grande ecrã exibe os rostos e cargos de Alessandro Tomazela (CIO da Braskem), Cassiano Ebert (CIO global da Peersoft), Leandro Balbinot (CIO da Whole Foods), William Potento (CIO da Unisul) e Vânia Neves (Consultora de Administração do Carrefour Brasil e do Oi). O ambiente é moderno e iluminado com luzes azuis. No topo direito está a hashtag #ITFORUMTRANCOSO2025.

A pressão por inovação acelerada, o avanço da inteligência artificial e os riscos de apostar em soluções que não geram valor foram alguns dos temas conversados ao longo do painel. Os executivos discutiram a necessidade de alinhar inovação à estratégia do negócio, relataram aprendizados obtidos com falhas e defenderam uma liderança menos hierárquica, com foco na experimentação, no pragmatismo e na escuta ativa.

Cláudio Stopatto, diretor de Software e Alianças da Lenovo ISG para América Latina, e Marco Antonio Gutierrez, CIO do Instituto do Coração (Incor), da Faculdade de Medicina da USP, também mostraram como a tecnologia pode mudar vidas. Durante um dos painéis do evento, ambos trouxeram uma parceria realizada entre a Lenovo e o Incor, da para desenvolver um dispositivo vestível com IA capaz de detectar arritmias cardíacas com alto grau de precisão.

O projeto, chamado TRAdA, opera com detecção quase imediata dos eventos, segundo os responsáveis. O tempo médio entre o sinal clínico e a resposta do sistema é de seis segundos.

Para continuar a inovar no futuro, o evento levou os convidados para o passado com a palestra do biólogo e CEO da Iandé, Guilherme Gennari. Em seu painel, o executivo apresentou o conceito de biomimética, área de estudo que busca referências ancestrais em tecnologias encontradas na natureza para solucionar problemas e desenvolver ideias inovadoras.

Um homem careca, com camisa branca de linho e microfone de cabeça, gesticula enquanto fala num palco iluminado por luzes azuis. Ao fundo, vê-se parcialmente a palavra "itforum" num ecrã.

Ao longo de sua fala, o pesquisador reforçou a importância de se manter curioso perante à vida e de lembrar que a espécie humana é recente. ” Quando se trata de vida na Terra, somos apenas aprendizes. Estamos começando agora, como estagiários”, disse.

O evento ainda contou com um show da Banda Eva e, pra fechar com chave de ouro, um encerramento com o cantor Diogo Nogueira. Confira a cobertura completa de todos os painéis e palestras:

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas