2FA
autenticação
Gov.br
segurança

Como deixar minha conta do Gov.br mais segura?

A Gov.br, plataforma unificada de serviços do governo federal para os cidadãos brasileiros, foi a página mais acessada do mundo na categoria governo em 2024, segundo o Similarweb. A importância crescente do serviço (são 164 milhões de usuários cadastrados), que serve como hub para os diversos ministérios e órgãos que compõe a administração pública federal, […]

Publicado: 11/12/2025 às 18:55
Leitura
2 minutos
A imagem mostra a tela de um smartphone exibindo o aplicativo ou site do gov.br, a plataforma oficial de serviços digitais do governo brasileiro. A interface tem um fundo azul com texto branco, destacando o logo "gov.br" no topo e opções de navegação, como "SERVIÇOS", logo abaixo. O aparelho está inclinado, e há um fundo desfocado com tons vermelhos e pretos (gov.br, governo federal, tendências, contas)
Construção civil — Foto: Reprodução

A Gov.br, plataforma unificada de serviços do governo federal para os cidadãos brasileiros, foi a página mais acessada do mundo na categoria governo em 2024, segundo o Similarweb. A importância crescente do serviço (são 164 milhões de usuários cadastrados), que serve como hub para os diversos ministérios e órgãos que compõe a administração pública federal, deve ser acompanhada por medidas de segurança por parte dos usuários.

Atualmente o Gov.br permite acesso a 4,5 mil serviços públicos digitais.

Por isso, segundo o governo, é importante que os usuários aproveitem uma funcionalidade de fácil configuração: a verificação em duas etapas, que acrescenta uma camada adicional de proteção. Também conhecida como duplo fator de autenticação, ou 2FA, trata-se de um método de segurança de gerenciamento de identidade que requer duas formas de identificação.

Veja também: Xerox celebra 60 anos no Brasil com aposta em automação 

O recurso promete garantir a proteção dos dados na plataforma. Sempre que necessário acessar algum serviço, o usuário precisará inserir um código de acesso gerado no aplicativo Gov.br. Se uma pessoa mal-intencionada tiver acesso ao CPF e a senha do usuário, não poderá acessar a conta sem o código de acesso.

Serviços que fazem uso do Gov.br como fator de autenticação para serviços também podem solicitar a ativação obrigatória do 2FA. Para isso, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Governo Digital (SGD) nesse e-mail e solicitar a configuração. É possível ainda exigir o segundo fator de autenticação apenas em funcionalidades específicas, sem a necessidade de ativar a obrigatoriedade para todo o sistema.

As instruções para a implementação desta validação podem ser obtidas neste link.

Como ativar a 2FA?

  1. Acesse o seu aplicativo Gov.br;
  2. Em “Segurança da conta”, habilite a “Verificação em duas etapas”;
  3. Quando acessar a conta Gov.br será necessário gerar o código no aplicativo;
  4. No aplicativo Gov.br, gere um código de acesso e use para acessar a conta.

O app Gov.br está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas