Insper
nuvem
Robert Half
tecnologias de colaboração
transformação digital

Cultura ainda é entrave para transformação digital, mostra estudo

Promover mudanças de cultura e implementar modelos de gestão de trabalho são os principais obstáculos para a transformação digital, aponta estudo da Robert Half, em parceria com o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper. Modificar a cultura é o desafio organizacional que 37% das empresas de médio porte estão menos […]

Publicado: 07/12/2025 às 22:38
Leitura
3 minutos
cultura, grupo, startup, metodologia ágil
Construção civil — Foto: Reprodução

Promover mudanças de cultura e implementar modelos de gestão de trabalho são os principais obstáculos para a transformação digital, aponta estudo da Robert Half, em parceria com o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper. Modificar a cultura é o desafio organizacional que 37% das empresas de médio porte estão menos preparadas para enfrentar. Adequar o modelo de gestão e trabalho preocupa 32% das empresas de pequeno porte e 35% das empresas de grande porte, revela a pesquisa.

“Os gestores precisam ter em mente que, para além de uma infraestrutura tecnológica eficiente, as companhias precisam desenvolver um ativo humano competente, motivado e experiente, capaz de desenvolver uma cultura de experimentação e disposição à tomada de riscos”, analisa Caio Arnaes, diretor de Recrutamento da Robert Half. Este investimento, segundo ele, viabiliza um modelo de gestão e trabalho ágil e mais flexível.

Quanto às áreas prioritárias de investimento para a transformação digital para as empresas de pequeno porte, são elas: operações, produção e serviços (29%) e marketing, vendas e relacionamento com clientes (26%).

Leia mais: ESG no topo: os desafios práticos da responsabilidade corporativa

Investir em sistemas de gestão empresarial é prioridade para 24% das empresas de médio porte e 31% das de grande porte a prioridade. Já os gastos com marketing, vendas e relacionamento com clientes são prioritários para 23% das empresas de médio porte e 29% das de grande porte.

Edvalter Becker Holz, professor da trilha de liderança e gestão de pessoas do Insper, avalia que esses resultados indicam que a maioria das empresas ainda está em fase de digitalização, apesar da pandemia, na qual a prioridade é implementar uma infraestrutura técnica capaz de viabilizar transações, produtos e serviços de natureza digital em diferentes áreas.

“Para realizar uma transformação efetiva e se tornarem capazes de criar valor por meio de tecnologias digitais, elas ainda precisam enfrentar o desafio de transformar o ambiente organizacional”, acrescenta.

Nuvem como prioridade

O mapeamento também elencou as tecnologias digitais que estão entre as prioridades para as empresas. No geral, 11 tipos de tecnologias foram citados, sendo a computação em nuvem e as tecnologias de colaboração apontadas como prioritárias. Em terceiro lugar, aparece inteligência artificial, com 14%.

“Vale dizer que as tecnologias que possibilitam maior diferenciação na geração de valor, como analytics, big data, internet das coisas e aprendizado de máquina, ainda não são prioridade para as empresas, o que evidencia o estágio de baixa maturidade da transformação digital entre as empresas”, completa Holz.

O estudo da Robert Half em parceria com o Insper entrevistou integrantes de 300 empresas atuantes no Brasil, durante junho, das quais 50% de capital aberto e 50% de capital fechado. A amostra é composta igualmente por empresas de pequeno, médio e grande portes, e os entrevistados são cem chief information officers (CIOs), cem chief financial officers (CFOs) e cem general managers (GMs).

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas