D4Sign

D4Sign espera chegar a R$ 47 mi de faturamento em 2024

Se os executivos da D4Sign pudessem resumir seu maior potencial, seria a inteligência artificial. A plataforma de assinatura eletrônica acaba de lançar uma ferramenta de Big Data voltada para contratos. A novidade gera gráficos e mais de 40 diretrizes para avaliação, possibilitando ampliar investimentos em regiões estratégicas, comportamento do consumidor ou até entender gastos excessivos […]

Publicado: 08/12/2025 às 10:09
Leitura
4 minutos
Rafael Figueiredo, fundador e CEO da D4Sign; e Bruno Kawakami, CTO da D4SIgn. Fotos: LinkedIn
Construção civil — Foto: Reprodução

Se os executivos da D4Sign pudessem resumir seu maior potencial, seria a inteligência artificial. A plataforma de assinatura eletrônica acaba de lançar uma ferramenta de Big Data voltada para contratos.

A novidade gera gráficos e mais de 40 diretrizes para avaliação, possibilitando ampliar investimentos em regiões estratégicas, comportamento do consumidor ou até entender gastos excessivos em alguns campos e como reduzi-los.

Entretanto, a história da empresa com a tecnologia começa ainda em 2015, quando a D4Sign foi fundada. Rafael Figueiredo, fundador e CEO da companhia, conta que os fundadores olharam para o mercado e viram que não tinham outras empresas explorando o mercado da forma que achavam que fazia sentido.

“Nos pontos de autenticação, por exemplo, só pegavam o IP. Nós queríamos ir além, porque se houver um problema jurídico, eu preciso ter certeza de que é aquela pessoa assinando. Começamos a ser bons em automação, para ajudar a criar os documentos mais fácil, com templates”, explica ele.

Leia também: Marcelo Frontini chega à Semantix para fortalecer presença da empresa no Brasil

A parte de análise também foi trabalhada desde o início. Porém, A D4Sign não se considerava boa em gestão. Isso porque o cliente precisava dar imput no dado. Tudo precisava ser informado manualmente. “Então, lançamos o braço de IA para trabalhar e cuidar da gestão”, revela Figueiredo.

Com isso, a empresa lançou o analyzer e o chatbot. O primeiro fazia um resumo com os principais pontos do contrato e o resumia para o cliente. No chat, o cliente poderia fazer perguntas sobre os contratos. “A aceitação foi muito boa e nós resolvemos ampliar isso e trazer o big data para explorar todo o documento”, comemora o CEO.

Com a nova ferramenta, a ideia é que o cliente não precise fazer “mais nada” após subir o contrato. A própria plataforma gerará as análises necessárias e dará os avisos necessários, como quando um contrato estiver perto de expirar.

Bruno Kawakami, CTO da D4Sign e especialista em IA, conta que a nova plataforma será de grande valia para os clientes, que podem chegar a processar mais de 300 mil dados por mês. Isso porque a companhia atende grandes companhias, como FGV, Cyrella, Hershey´s, Danone, Bluefit, Catho, Band, Sebrae, Gerando Falcões e GRUAirport.

Mas a construção da nova ferramenta não deixou de ter desafios. “Todo mundo fala de big data e que o dado é o novo petróleo, mas pouca gente sabe estruturar, armazenar e controlar o custo dos dados. Qualquer erro custa milhões”, resume Kawakami. Ou seja, era necessário ter uma estrutura que não prejudicasse a operação e continuasse tendo valor em termos de negócios.

Para isso, uma das escolhas de Kawakami foi o uso de modelos de linguagem de terceiros. Isso porque construir dentro de casa um modelo 100% próprio acaba inviabilizando o projeto em termos de custo. “O nosso modelo é uma mistura de modelos open source ou aqueles que podem ser treinados por nós”, diz ele.

As investidas da D4Sign em tecnologia parecem estar dando frutos. Em 2023, a empresa faturou R$ 35 milhões e espera crescer 35% esse ano, totalizando R$ 47 milhões. Hoje, mais de 500 mil companhias usam os serviços da plataforma e mais de 400 milhões de páginas já foram processadas pela plataforma.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas