CFOs
deloitte
GenAI
pesquisa

Deloitte: 15% das empresas brasileiras já adotam GenAI em atividades financeiras

A consultoria Deloitte apresentou essa semana os resultados da edição de 2025 da pesquisa CFO Survey. Foram ouvidos 105 Chief Financial Officers de grandes empresas no Brasil sob tópicos diversos – incluindo a adoção de tecnologias emergentes como a inteligência artificial generativa, já usada por 15% deles. Entre os ouvidos, 74% pretendem adotar a tecnologia […]

Publicado: 06/12/2025 às 06:22
Leitura
3 minutos
Homem de camisa social cinza sentado em frente a um laptop branco, sorrindo levemente enquanto olha para a tela. Ele está em um ambiente interno moderno, possivelmente uma biblioteca ou espaço de trabalho compartilhado, com prateleiras de madeira ao fundo contendo livros, vasos de plantas e objetos decorativos. (oportunidade em ti, executivo, vagas, cursos, empresas
Construção civil — Foto: Reprodução

A consultoria Deloitte apresentou essa semana os resultados da edição de 2025 da pesquisa CFO Survey. Foram ouvidos 105 Chief Financial Officers de grandes empresas no Brasil sob tópicos diversos – incluindo a adoção de tecnologias emergentes como a inteligência artificial generativa, já usada por 15% deles.

Entre os ouvidos, 74% pretendem adotar a tecnologia em atividades financeiras, enquanto 11% dizem que não devem incorporá-la. As atividades mais citadas pelos CFOs para o uso atual e futuro da GenAI são tarefas rotineiras e repetitivas (80%), planejamento e análise financeira (60%), serviços transacionais (48%) e serviços compartilhados (25%).

Leia também: IA pode ser mais persuasiva que humanos em debates, revela estudo

“Para os CFOs está cada vez mais claro que a GenAI é sinônimo de maior eficiência operacional e produtividade. Ela tem papel estratégico também nos movimentos por inovação e traz valor competitivo. A questão é como aproveitar essa tecnologia plenamente”, pondera em comunicado Paulo de Tarso, sócio-líder do CFO Program da Deloitte.

As principais preocupações dos CFOs com a GenAI são a integração de sistemas financeiros (54%), a capacitação contínua de profissionais (51%) e a falta de habilidades técnicas (48%). Apesar desses desafios, os participantes entendem que a tecnologia traria benefícios em relação à automatização de relatórios financeiros (60%), eficiência operacional e redução de custos (50%), gestão do fluxo de caixa (43%), previsão financeira (42%) e automatização de processos contábeis (38%).

Quase sete em cada dez (69%) das empresas alocam até 5% da receita líquida em tecnologias voltadas à área de finanças, considerando investimentos e despesas. Dessas, 43% investem até 2%.

CFOs vez mais estratégicos

O levantamento também analisa a distribuição de tempo dos CFOs, revelando um papel de estrategista maior. Dentre as funções citadas estão a maior participação nas tomadas de decisão estratégicas (89%), envolvimento direto na elaboração da estratégia do negócio (78%) e participação ativa na gestão de riscos, tanto financeiros quanto não financeiros (75%).

A incorporação de tecnologias aparece com 68%, e a formulação de estratégias e decisões com foco em ESG com 60%.

A CFO Survey é elaborada por meio do CFO Program, iniciativa da Deloitte voltada para o desenvolvimento e aprimoramento de executivos financeiros. A pesquisa foi realizada entre 15 de outubro e 23 de dezembro de 2024, com a participação de 105 empresas, sendo 81% localizadas na região Sudeste do Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas