5G
Banco do Brasil
claro
Embratel
Febraban Tech

Embratel e Banco do Brasil firmam parceria para rede standalone 5G

A Embratel anunciou nesta quarta-feira (28) durante o Febraban Tech, maior evento de tecnologia bancária do país, uma nova parceria para a instalação e operação de uma rede standalone 5G para o Banco do Brasil. A rede está implementada em Brasília, na sede do Banco do Brasil. Seu objetivo principal é permitir o desenvolvimento de […]

Publicado: 06/12/2025 às 21:30
Leitura
2 minutos
banco do brasil embratel 5G
Construção civil — Foto: Reprodução

A Embratel anunciou nesta quarta-feira (28) durante o Febraban Tech, maior evento de tecnologia bancária do país, uma nova parceria para a instalação e operação de uma rede standalone 5G para o Banco do Brasil.

A rede está implementada em Brasília, na sede do Banco do Brasil. Seu objetivo principal é permitir o desenvolvimento de novas aplicações e produtos envolvendo as redes móveis de quinta geração, que poderão ser utilizados pelo próprio banco ou para novos produtos para clientes. A rede standalone opera na faixa de 3,5 GHz e utiliza equipamentos da Huawei.

O 5G também está sendo utilizado pelo Lentes BB, programa corporativo do Banco do Brasil que viabiliza projetos inovadores. A iniciativa prevê a exploração de tendências tecnológicas para o desenvolvimento de novos negócios e para agregar mais eficiência às operações.

Leia mais: Executivos defendem regulamentação para acelerar tokenização

Entre as áreas que devem se beneficiar com as novas soluções desenvolvidas com o 5G em mente estão smart cities, indústria e educação. Para Rodrigo Mulinari, diretor de Tecnologia do Banco do Brasil, o agronegócio deverá ser um dos destaques para a instituição.

“Nossa principal veia é o agronegócio, mas não é exclusiva”, disse. “Dentro das características do 5G, de ter latências menores, alta confiabilidade e de poder conectar múltiplos dispositivos, a gente acredita que todos os setores que aproveitem destas característica têm potencial.”

Para Maria Teresa Lima, diretora-executiva da Embratel para Governo, a parceria com o Banco do Brasil possibilitará a realização de diversos casos de uso, incluindo o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, na otimização de processos, em monitoramentos e na criação de soluções para clientes do banco. O acordo também visa expandir a expertise do banco no uso das redes móveis de quinta geração.

“Um dos objetivos dessa infraestrutura e dessa parceria é também capacitar a equipe do Banco do Brasil nessa tecnologia, nas suas potencialidades e no funcionamento destas redes”, completou. O projeto tem duração de um ano, mas tem o potencial de ser renovado por um período maior de tempo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas