Centro de Excelência em IA
Embratel
Febraban Tech 2024

Embratel lança Centro de Excelência em Inteligência Artificial

Durante o Febraban Tech 2024, a Embratel anunciou seu novo Centro de Excelência em Inteligência Artificial, que permitirá a inovação não apenas da empresa, mas de seus clientes e startups para fomentar o uso responsável da tecnologia. Em entrevista ao IT Forum, Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, conta que o uso […]

Publicado: 07/12/2025 às 15:12
Leitura
2 minutos
Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro Imagem: Divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

Durante o Febraban Tech 2024, a Embratel anunciou seu novo Centro de Excelência em Inteligência Artificial, que permitirá a inovação não apenas da empresa, mas de seus clientes e startups para fomentar o uso responsável da tecnologia.

Em entrevista ao IT Forum, Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o Mercado Financeiro, conta que o uso de dados responsáveis para a Inteligência Artificial é uma preocupação muito latente dentro da companhia.

“[O Centro] já está aberto e funciona dentro da sede da Embratel. O objetivo é prover a inovação, trazer os clientes, startups, para promover o desenvolvimento em qualquer área que queira usar IA”, explica ela. Ela confidencializa que empresas do mercado financeiro já estão usando o Centro, incluindo bancos entre os cinco maiores do País.

Leia também: Estratégias de dados e IA dominam discussões no Febraban Tech 2024

A inovação acontecerá a partir de uma jornada consultiva com uma cultura orientada por dados, utilizando um framework próprio e um laboratório de IA que transforma rapidamente ideias em experimentos, MVPs (Minimum Viable Product) e soluções com o melhor das tecnologias de IA em Nuvem, com governança e seguindo os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Além da iniciativa de IA, Raquel diz que o mercado está em grande transformação, com muitas iniciativas que permitirão novidades acontecerem. “A hiperconectividade; todas as tecnologias, como IA, IoT e tokenização; o Drex… nada disso acontece se não tiver uma rede de dados robusta, resiliente e segura.”

No caso da indústria financeira, diz a executiva, a tecnologia é olhada de perto. “O segmento financeiro e todo o ecossistema são muito ligados com o que tem de tecnologia, melhores práticas, práticas verdes, porque todo mundo precisa atender melhor”. Raquel vê, inclusive, os bancos usando a personalização para atender uma preocupação de mercado sobre a criação de produtos e serviços financeiros mais inclusivos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas