computação quântica
IA quântica
inteligência artificial
SAS
SAS Innovate 2025

Empresas querem poder da IA quântica, mas não sabem como usá-la

A computação quântica está, enfim, saindo dos laboratórios para ganhar espaço nos negócios. Antes envolta em mistério e restrita ao universo acadêmico, ela começa a mostrar sua utilidade prática e o mercado está atento. Uma nova pesquisa global do SAS revela que três em cada cinco empresas já estão investindo ou explorando ativamente a IA […]

Publicado: 07/12/2025 às 00:05
Leitura
3 minutos
Pessoas circulam pelo saguão do SAS Innovate 2025, evento global de tecnologia e analytics, com destaque para o letreiro da plataforma SAS Viya e a identidade visual do evento projetada em um grande telão digital ao fundo.
Construção civil — Foto: Reprodução

A computação quântica está, enfim, saindo dos laboratórios para ganhar espaço nos negócios. Antes envolta em mistério e restrita ao universo acadêmico, ela começa a mostrar sua utilidade prática e o mercado está atento. Uma nova pesquisa global do SAS revela que três em cada cinco empresas já estão investindo ou explorando ativamente a IA quântica.

Mas, como alertou Amy Stout, líder de estratégia de produto em quantum AI no SAS, esse entusiasmo ainda caminha lado a lado com incertezas e obstáculos.

“A pesquisa do SAS nos mostrou que, embora o interesse por quantum AI esteja em alta, organizações ainda tropeçam em barreiras como custo elevado, falta de entendimento técnico e incertezas sobre aplicações práticas”, sintetizou Amy, durante sua apresentação no SAS Innovate 2025*, que acontece esta semana em Orlando, nos Estados Unidos. “Nosso papel é justamente traduzir esse universo complexo em algo simples, acessível e aplicável. Hoje, não daqui a dez anos.”

Realizado em abril com 500 líderes empresariais de China, França, México, Reino Unido e Estados Unidos, o estudo revelou que mais de 70% dos entrevistados já têm conhecimento moderado ou alto sobre IA quântica.

Ainda assim, desafios como escassez de profissionais capacitados (31%) e ausência de diretrizes regulatórias claras (26%) mostram que transformar essa curiosidade em resultado é outro salto (e ele pode ser quântico, inclusive).

IA quântica: da teoria à prática

É nesse contexto entre o que é moda e a aplicação concreta que o SAS quer se posicionar. “Estamos construindo uma ponte entre o mundo quântico e os negócios tradicionais com três pilares: pesquisa, produtos e serviços”, explica Amy.

O foco da empresa está em oferecer arquiteturas híbridas que combinam a computação clássica com abordagens quânticas, sobretudo em áreas que exigem grande poder computacional, como a descoberta de medicamentos, a gestão de riscos e a otimização de processos industriais.

Entre os parceiros estratégicos, o SAS já trabalha com empresas como IBM (qubits supercondutores), QuEra (átomos neutros) e D-Wave (quantum annealing), além de explorar provas de conceito com clientes como a Procter & Gamble. (P&G). “Estamos vendo impactos reais no negócio hoje. Não é ficção científica. É resultado”, pontua Amy.

Um dos experimentos recentes foi a integração do método de quantum annealing ao SAS Viya Workbench, ambiente de desenvolvimento self-service que agora testa incorporar a IA quântica em fluxos de preparação de dados e modelagem.

Oportunidades

As aplicações de maior potencial apontadas pelos líderes empresariais entrevistados pelo levantamento do SAS vão além da análise de dados e do machine learning (48%) e incluem pesquisa e desenvolvimento (41%), segurança cibernética (35%), supply chain (31%), finanças (26%) e marketing (20%).

Ao mesmo tempo em que assume o papel de educador e catalisador tecnológico, o SAS também se compromete com o tema com pragmatismo. “Quantum AI não pode ser um exercício teórico ou um modismo de laboratório”, provoca Amy. “Tem de ser um diferencial competitivo, uma vantagem decisória tangível”, finaliza ela.

*A jornalista viajou a convite do SAS

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas