aws
capacitação
Escola da Nuvem

Escola da Nuvem forma mais de 3,1 mil alunos pelo AWS re/Start

A Escola da Nuvem, organização sem fins lucrativos que forma profissionais de tecnologia, anunciou essa semana que superou a meta proposta pela Amazon Web Services para o ano de 2024 e formou 3.119 pessoas pelo AWS re/Start. O programa é focado em capacitar e empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, grupos sub-representados ou pessoas […]

Publicado: 07/12/2025 às 12:41
Leitura
2 minutos
A imagem mostra uma pessoa vestindo um terno escuro e gravata, apontando o dedo indicador para um ícone digital de nuvem com setas de upload e download. O efeito visual ao redor da nuvem remete à tecnologia e computação em nuvem, representando conceitos como armazenamento, transferência de dados e inovação digital. O fundo escuro e os elementos brilhantes destacam a ideia de tecnologia avançada e transformação digital (Nuvem, migração para a nuvem, computação em nuvem, cloud, AWS, Claranet, vulnerabilidade)
Construção civil — Foto: Reprodução

A Escola da Nuvem, organização sem fins lucrativos que forma profissionais de tecnologia, anunciou essa semana que superou a meta proposta pela Amazon Web Services para o ano de 2024 e formou 3.119 pessoas pelo AWS re/Start. O programa é focado em capacitar e empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, grupos sub-representados ou pessoas desempregadas para iniciarem uma carreira em computação em nuvem.

O objetivo inicial era formar pelo menos 2.575 indivíduos, diz a organização. Do total formado, 1300 conquistaram a certificação AWS Cloud Practitioner, que serve como “porta de entrada” para um emprego na área. A AWS é parceira da Escola há cerca de dois anos.

Leia mais: Minsait dobra a aposta em João Pessoa para crescer duas vezes até 2026

O AWS re/Start é um curso prático em que os alunos desenvolvem habilidades iniciais em Linux, Python, redes, segurança, banco de dados, automação e habilidades sobre a nuvem AWS. Além do conhecimento técnico, eles obtêm treinamentos para desenvolver habilidades sociais no mercado de trabalho, como melhorar a comunicação e a colaboração dentro da empresa. Para o curso, não é necessário conhecimento prévio ou histórico de atuação no mercado de tecnologia.

Para 2025, o objetivo da Escola da Nuvem é refinar a busca por indivíduos sub-representados nos cursos, incluindo mulheres, pessoas não-brancas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. Outra das metas é ampliar a base de conhecimento técnico dos cursos, incorporando conhecimentos sobre inteligência artificial e expandindo a trilha de conteúdo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas