IA
IoT Solutions Congress
setor público

IA em serviços públicos foi tema de debate no IoT Solutions Congress

Durante o IoT Solutions Congress Brasil, o tema “Ética e transparência no uso de IA em serviços públicos” foi debatido por Dario Paixão, secretário de desenvolvimento econômico, inovação e Inteligência Artificial em Curitiba, Josep Maria Buades, diretor do escritório exterior de comércio e investimentos da Catalunha e André Gildin, diretor de estratégia da ABRIA.  Segundo […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:08
Leitura
4 minutos
Dario Paixão discute ética e inovação em IA no Iot Solutions Congress.
Construção civil — Foto: Reprodução

Durante o IoT Solutions Congress Brasil, o tema “Ética e transparência no uso de IA em serviços públicos” foi debatido por Dario Paixão, secretário de desenvolvimento econômico, inovação e Inteligência Artificial em Curitiba, Josep Maria Buades, diretor do escritório exterior de comércio e investimentos da Catalunha e André Gildin, diretor de estratégia da ABRIA. 

Segundo os executivos, a aplicação e adoção da IA têm superado a regulamentação existente, criando desafios legais e éticos. “Assim como a maioria das novas tecnologias, a aplicação e adoção da IA superaram a regulamentação”, afirmou Dario Paixão. Ele ressaltou que a IA, com seu rápido desenvolvimento, apresenta um “alvo móvel” legal e ético, com novas ameaças como deep fakes, violações de direitos autorais e crimes cibernéticos surgindo junto com os benefícios. 

Leia também: IoT Solutions Congress Brasil: Inatel define IoT como fator decisivo para economia brasileira 

Por isso, Paixão destacou a responsabilidade do setor público em proteger o interesse público enquanto apoia o crescimento econômico. “O setor público tem tanto um desafio quanto uma obrigação de proteger o interesse público enquanto apoia o que promete ser um enorme motor de crescimento econômico”, disse ele. 

Inovação em Curitiba 

Curitiba tem se destacado no uso de IA para transformar a cidade. O secretário mencionou o serviço de zeladoria digital como exemplo. “São 35 veículos da frota da prefeitura e de motoristas de aplicativos equipados com um sensor na suspensão e uma câmera fotográfica no para-brisa interligados a um aplicativo no celular dos motoristas”, explicou Paixão. “As informações coletadas vão direto para uma base de dados e a IA identifica o problema e já emite a ordem de serviço para que as equipes da prefeitura possam agir rapidamente”, acrescentou. 

A cidade também conta com projetos de eletrificação da frota, operação da pirâmide solar que fornece 30% da energia dos prédios públicos, e o Hub de Inovação no Vale do Pinhão. “Fora São Paulo, somos a única cidade com três startups consideradas unicórnios. Isso mostra que a cidade é inovadora”, afirmou. 

Regulamentação e maturidade da IA no setor público 

Ainda que os investimentos em IA tenham atingido R$ 1,6 bilhão em 2023, com um crescimento de 25% no mercado, segundo dados da IDC, o setor público ainda possui iniciativas tímidas, reflexo do descompasso entre a lentidão legislativa e a rapidez da evolução tecnológica, diz Gildin.  

Nesse sentido, o executivo citou o Projeto de Lei 2338/2023, que está tramitando no Senado e visa estabelecer um marco regulatório para a IA no Brasil. “É muito importante entendermos e participarmos do marco regulatório, trazendo a ideia de um ecossistema de parceria” afirma. Segundo ele, é essencial a participação de diversas esferas da sociedade nessa discussão, já que todos são afetados. “A ética e a transparência no uso de IA são fundamentais para construir a confiança do público e garantir que as inovações tragam benefícios reais sem comprometer a privacidade e a segurança”, completa. 

Ao tratar sobre o avanço da tecnologia, Gildin foi enfático: a IA vai moldar o modo como trabalhamos. Sua pontuação é baseada nos dados do Fórum Econômico Mundial (WEF), que espera, até 2030, que 15 milhões de empregos sejam transformados pelo uso da Inteligência Artificial. “Esses números mostram o impacto significativo que a IA pode ter na economia e no mercado de trabalho”, finaliza. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas