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Fernanda Doria, do Google: Black Friday tem janela de oportunidade para segmento B2B

A Black Friday já se consolidou há anos como um dos principais eventos de compras do calendário brasileiro. A data, no entanto, continua sendo majoritariamente associada ao mercado consumidor, movimentando tanto o varejo físico quanto o digital no segmento B2C. Isso não significa, no entanto, que não existam oportunidades para organizações B2B. “Há algumas empresas […]

Publicado: 10/12/2025 às 03:16
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A imagem mostra Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Google. Ela está sorrindo e posando em frente a uma parede com o logotipo colorido do Google. Fernanda está usando uma blusa branca e brincos grandes, com seus cabelos cacheados soltos. O logotipo do Google na parede exibe cores vibrantes e elementos gráficos ilustrativos dentro das letras. O ambiente é de um escritório, transmitindo uma imagem profissional e inovadora
Construção civil — Foto: Reprodução

A Black Friday já se consolidou há anos como um dos principais eventos de compras do calendário brasileiro. A data, no entanto, continua sendo majoritariamente associada ao mercado consumidor, movimentando tanto o varejo físico quanto o digital no segmento B2C. Isso não significa, no entanto, que não existam oportunidades para organizações B2B.

“Há algumas empresas que surfam na onda do pré-Black Friday”, explica Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Google. “Elas são, em geral, aquelas que oferecem serviços para os varejistas. Pequenos, médios e grandes precisam estar com suas plataformas de serviços 100% ajustadas e funcionando perfeitamente para garantir uma boa Black Friday.”

Segundo a executiva, que lidera os serviços do Google voltados a ajudar empresas a alcançar clientes por meio das plataformas da gigante de tecnologia, incluindo no segmento B2B, os meses de agosto e setembro são os mais críticos para seu time. “Quando chega outubro, idealmente, esses provedores de serviços para varejistas já precisam estar com tudo em ordem”, conta.

Leia mais: Atenção consumidor: sites falsos e golpes vão tentar te pegar na Black Friday

Ainda assim, o movimento intenso pré-Black Friday não é a única janela de oportunidade para as companhias que atuam com soluções voltadas para o varejo. De acordo com dados de um levantamento interno do Google junto a essas organizações, a insatisfação pós-eventos sazonais também é significativa. “Quando você utiliza uma plataforma que não é satisfatória ou que causa grandes problemas, é interessante notar que é justamente nos períodos pós-grandes datas – Dia das Mães, Black Friday e Natal – que as empresas começam a buscar uma nova solução”, destaca Fernanda.

A executiva, no entanto, alerta para que há diferenças importantes entre o processo de compra do setor B2B e B2C. A principal delas são os ciclos de compra mais longos do B2B, que envolvem períodos de análise e aprovação pelos tomadores de decisão. Isso não significa, contudo, que o setor esteja imune a estratégias tradicionais de datas como a Black Friday. “Muitas vezes, uma boa promoção – que, no fim das contas, é o que impulsiona a Black Friday – pode ser decisiva para um tomador de decisão que está há algum tempo avaliando um investimento em determinada solução”, comenta.

Mesmo que a venda não seja efetivada de imediato, a diretora ressalta que o período é também favorável para atrair novas audiências e potenciais compradores. Esses, ainda que não tomem a decisão de compra no momento, poderão incluir novas marcas em seu radar. “O início do ano é outro período forte de sazonalidade para o setor B2B. Participar da Black Friday pode ser uma excelente estratégia para construir uma nova base de contatos, que poderá ser trabalhada ao longo do tempo até o momento certo para concretizar a venda”, conclui.

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