Fintalk
inteligência artificial
startups

Fintalk, startup de IA para entender ‘brasilerês’, recebe aporte de R$ 6 mi

A startup brasileira Fintalk anunciou a captação de R$ 6 milhões em rodada de investimento semente liderada pelo Revolution, fundo com capital de empresários como Jorge Paulo Lemann, da AB InBev, e Marcelo Lacerda, da Terra Networks. Outros investidores profissionais completam o aporte. Fundada por Luiz Lobo e Carlos Ambrósio, a Fintalk desenvolve soluções de […]

Publicado: 08/12/2025 às 18:30
Leitura
2 minutos
Luiz Lobo, Fintalk
Construção civil — Foto: Reprodução

A startup brasileira Fintalk anunciou a captação de R$ 6 milhões em rodada de investimento semente liderada pelo Revolution, fundo com capital de empresários como Jorge Paulo Lemann, da AB InBev, e Marcelo Lacerda, da Terra Networks. Outros investidores profissionais completam o aporte.

Fundada por Luiz Lobo e Carlos Ambrósio, a Fintalk desenvolve soluções de inteligência artificial para fluxos conversacionais que consegue entender o português regional e informal. Entre seus clientes estão nomes como C&A, Stone, Cimed, Avenue e Sky.

“Nossa inteligência artificial é a única a entender o ‘brasileirês’ falado no dia a dia e em várias regiões do país. Nenhuma plataforma nacional ou estrangeira tem o nível de assertividade e compreensão da nossa”, diz Lobo, que fez carreira na área de tecnologia de pagamentos, com passagens por Itaú, Unibanco, Stone, Banco Fiat, Hipercard, Sky, Net, DirecTV e Accenture.

Leia também: Gamers: as corporações da América querem vocês

O modelo de negócios da Fintalk consiste em fornecer tecnologia para que os clientes consigam falar diretamente com os consumidores. A companhia oferece a infraestrutura para otimizar os canais de atendimento por meio de inteligência artificial – tudo por meio de conversas por áudio. Assim, os clientes podem pagar boletos, fazer pedidos e ter à mão outros serviços via aplicativo ou redes sociais.

A empresa destaca que a sua solução teria sido responsável por reduzir em 44% o custo da área de cobranças da C&A, além de aumentar a eficiência em 19%. Na Avenue, o índice de satisfação dos consumidores finais teria subido de 47% para 87%.

“Muito se fala de inteligência artificial, mas poucas ferramentas de fato falam. Escolhemos a Fintalk por ser única no mercado brasileiro”, explica Jader Rossetto, que completa o time do fundo e é agora parte do conselho da empresa de IA.

O aporte recebido será usado para expandir as áreas de marketing, tecnologia e comercial da empresa que, atualmente, conta com um time de 36 pessoas. De um ano para cá, a Fintalk afirma ter aumentado em 150% sua receita, registrando um crescimento de 2,5 vezes entre o período de janeiro a junho.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas