carreira
Empregos
Fórum Econômico Mundial
inteligência artificial

Fórum Econômico Mundial aponta para a criação de 78 milhões de postos de trabalho impulsionados por novas tecnologias

Uma nova pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (08) apontou que o desenvolvimento de novas tecnologias elevarão à 78 milhões o número de postos de trabalho em 55 países, até 2030. O avanço tecnológico deverá criar 170 milhões de empregos e tornar obsoletos 92 milhões, resultando em um saldo de 78 milhões, ou […]

Publicado: 07/12/2025 às 11:37
Leitura
2 minutos
Uma pessoa segura um smartphone na mão esquerda enquanto utiliza um laptop com a mão direita, ambos exibindo gráficos e dados estatísticos. O smartphone apresenta gráficos de pizza, barras e uma linha em tons de azul. O laptop mostra uma tela com o título "Project statistics" (Estatísticas do projeto) e gráficos em colunas laranja e azul, um gráfico de linhas e um gráfico de pizza colorido. A cena ocorre em uma mesa de madeira clara, sugerindo um ambiente profissional ou de trabalho.
Construção civil — Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (08) apontou que o desenvolvimento de novas tecnologias elevarão à 78 milhões o número de postos de trabalho em 55 países, até 2030.

O avanço tecnológico deverá criar 170 milhões de empregos e tornar obsoletos 92 milhões, resultando em um saldo de 78 milhões, ou 7% dos postos atuais. O estudo mostra que a maioria das oportunidades se concentrará no setor de tecnologia, com o crescimento da busca por especialistas em big data, especialistas em IA, desenvolvedores de software e aplicações, engenheiros de fintech, entre outros.

Leia também: 5 cargos de tecnologia em alta para 2025, segundo o PageGroup

Para isso, 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros irão migrar para o setor de tecnologia nos próximos cinco anos.

De acordo com o levantamento, 58% das empresas brasileiras espera recrutar funcionários com novas habilidades e nove entre dez das consultas planejam aprimorar suas habilidades em tecnologia, transitando funcionários de funções em declínio para funções de crescimento (48%).

Entre as funções de declínio mencionadas no artigo estão empregos como operadores de entrada de dados, caixas, atendentes, funcionários de serviços postais, contadores e condutores de transporte.

*Informações da Agência Brasil

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas