Google
Google Cloud
Startup Hub
startups

Google Cloud expande programa para startups a 4 novas capitais brasileiras

O Google Cloud anunciou a expansão do programa Startup Hub para quatro novas capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Salvador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), durante o evento Google for Brasil, em São Paulo. A ampliação ocorre após o sucesso da primeira edição em São Paulo, lançada em outubro de 2024, que […]

Publicado: 06/12/2025 às 07:29
Leitura
6 minutos
Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, aparece em pé sobre um palco, usando um microfone de cabeça e gesticulando com as mãos enquanto fala. Ele veste uma jaqueta preta e uma camisa preta de gola alta. Ao fundo, vê-se parcialmente a palavra "Impacto" projetada em uma tela branca. A imagem transmite um momento de apresentação ou palestra.
Construção civil — Foto: Reprodução

O Google Cloud anunciou a expansão do programa Startup Hub para quatro novas capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Salvador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), durante o evento Google for Brasil, em São Paulo.

A ampliação ocorre após o sucesso da primeira edição em São Paulo, lançada em outubro de 2024, que atraiu mais de mil startups durante dez semanas de atividades. O programa seguirá um cronograma específico: Belo Horizonte em agosto, Curitiba em setembro, Recife em outubro e Salvador em novembro.

Cada edição funcionará como um espaço temporário com programação intensiva de dois a três dias. As ações reunirão especialistas do Google Cloud e representantes locais do ecossistema de inovação e tecnologia.

Os participantes terão acesso a palestras sobre inovação, sessões de capacitação técnica e certificação, hackathons e oportunidades de networking. O programa também garante acesso direto ao Google for Startups Cloud Program.

O Google for Startups Cloud Program oferece produtos tecnológicos, suporte técnico avançado, mentorias direcionadas e créditos na nuvem do Google para startups elegíveis. As empresas focadas em inteligência artificial podem receber até US$ 350 mil em créditos nos dois primeiros anos.

Segundo o Google, a ampliação do Startup Hub está alinhada ao compromisso da empresa de capacitar 1 milhão de brasileiros em inteligência artificial e tecnologias de nuvem nos próximos anos. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação no país.

A companhia afirma que aproximadamente 90% dos unicórnios de inteligência artificial generativa são clientes do Google Cloud. Além disso, mais de 60% das startups financiadas nesse setor utilizam tecnologias da empresa.

“Apoiar o crescimento das startups é uma prioridade estratégica para o Google Cloud em nível global, e o Brasil é um mercado fundamental para nossas iniciativas”, declarou Izabelle Macedo, diretora de Marketing do Google Cloud para a América Latina.

“Com essa expansão para outras regiões, reforçamos nosso compromisso com o ecossistema de inovação para além de São Paulo, permitindo que mais startups brasileiras alcancem seu pleno potencial e contribuam para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país”, concluiu.

Google expande oferta de serviços de IA para o Brasil

Também durante o Google for Brasil, a companhia revelou que movimentou mais de R$ 215 bilhões na economia brasileira em 2024, por meio de suas principais plataformas – Busca, Ads, AdSense, Play, Cloud e YouTube. Os dados fazem parte da nova edição do Relatório de Impacto Econômico, realizado pela consultoria global Access Partnership, com base em informações públicas. A metodologia considera o retorno sobre investimento gerado para anunciantes, a receita compartilhada com publishers, desenvolvedores e criadores de conteúdo.

“Acreditamos que a tecnologia é um vetor de desenvolvimento econômico e transformação social. Em 2024, nossas plataformas impulsionaram empresas e criadores em todo o Brasil, enquanto nossos investimentos via Leis de Incentivo ampliaram o acesso à cultura, à educação e ao esporte em todo o país”, afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Leia também: Google Cloud vai treinar 1 milhão de brasileiros em IA e tecnologias de nuvem

Nos próximos meses, o Google deverá lançar uma série de novos produtos e serviços para o mercado nacional – com foco especial em soluções de inteligência artificial. Entre as novidades, estão a recente expansão do Veo 3, modelo avançado de criação de imagem, para o Brasil; a liberação do recurso Gemini Live de câmera e compartilhamento de tela para usuários brasileiros de iOS, de forma gratuita; e o lançamento da versão em português do Conta pro Waze.

A empresa apresentou ainda o GAIA, modelo avançado de inteligência artificial (IA) de código aberto, especialmente otimizado para o português do Brasil. A inovação resulta de uma parceria inédita entre a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIAUFG) e as startups Amadeus AI e Nama, com apoio do Google DeepMind.

“O desenvolvimento de um modelo mais adaptado ao português do Brasil atende à necessidade de soluções de IA que incorporem as nuances linguísticas do país. Espera-se que o GAIA beneficie indústrias e o avanço tecnológico nacional, permitindo que organizações brasileiras apliquem IA de acordo com suas demandas específicas”, disse Celso Camilo, professor do CEIA-UFG.

O modelo GAIA está disponível gratuitamente na plataforma Hugging Face, e também foi integrado ao Vertex AI Model Garden, do Google Cloud, e ao Gemmaverse, repositório internacional da comunidade para modelos baseados em Gemma.

Pix e Android

Por fim, foram anunciadas as integrações do Pix ao navegador Chrome e ao Google Lens. A funcionalidade do Pix no Chrome, que já havia sido antecipada em 2024, é estratégica para o mercado de e-commerce brasileiro, onde o sistema de pagamentos instantâneos registra taxa de adoção crescente e expectativa de alcançar 40% das transações online.

O recurso permite que usuários realizem pagamentos via Pix diretamente em sites de compras por meio do Chrome, proporcionando uma experiência mais ágil e prática, sem a necessidade de sair da página de checkout ou alternar para o aplicativo bancário.

A empresa também confirmou que celulares Android passarão a contar com um conjunto de soluções de proteção contra roubo ativadas por padrão ainda este ano no Brasil. O país será o primeiro a receber essa atualização. A medida entrará em vigor no segundo semestre, para dispositivos novos ou que passarem por restauração de fábrica.

Com isso, estarão ativos automaticamente o Bloqueio por Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto. O aplicativo do Google que inclui o Bloqueio Remoto também passa a integrar a suíte de ferramentas utilizadas pela Polícia Militar de São Paulo, como parte de uma medida que visa oferecer aos cidadãos uma forma ágil de bloquear a tela de aparelhos roubados apenas informando o número do celular.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas