Gorila

Gorila apoia-se em desafios de portfólios de investimentos para crescer

Organizar as informações transacionais em diferentes mercados de investimentos é um desafio que foi abraçado pela Gorila, empresa de tecnologia brasileira que nasceu com o objetivo de organizar o mercado de investimentos. Em entrevista ao IT Forum, Guilherme Assis, cofundador e CEO da Gorila, explica que a companhia tem diferentes áreas de atuação. Em uma […]

Publicado: 08/12/2025 às 13:19
Leitura
3 minutos
Guilherme Assis, cofundador e CEO da Gorila. Foto: Divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

Organizar as informações transacionais em diferentes mercados de investimentos é um desafio que foi abraçado pela Gorila, empresa de tecnologia brasileira que nasceu com o objetivo de organizar o mercado de investimentos.

Em entrevista ao IT Forum, Guilherme Assis, cofundador e CEO da Gorila, explica que a companhia tem diferentes áreas de atuação. Em uma delas, há um software para instituições financeiras e advisors no qual a Gorila recebe as informações transacionais de diferentes fontes, como corretoras, B4 e advisors e modela os produtos (que somam centenas de milhares de produtos no Brasil) para que se tornem um portfólio único.

“Esse problema é relevante porque, para o investidor, o que importa é quanto ele ganha, não importa a instituição. A discussão em torno da experiência só é resolvida ao transformar as transações em portfólio”, revela ele.

A outra frente do negócio é entregue ao mercado por meio de uma API para as instituições financeiras que, por sua vez, constroem soluções para seus clientes. Para os assessores, há um produto front-end web e mobile para que eles consigam ver a cartela de clientes, quanto seus clientes estão ganhando e gerar relatórios.

Leia também: Na Localiza&Co, IA não é hype

“Além disso, tem um app no qual somos mais conhecidos pelas pessoas físicas. Nele, ao conectar com a B3, as pessoas podem imputar seus investimentos e acompanhá-los. Nós decidimos fazer isso pois nossa filosofia é de que quanto mais portfólio controlamos, melhor o nosso produto. Isso porque o mercado de investimentos é vivo, tem produtos que estão expirando ou morrendo e sendo criados todo dia. O desafio é ter uma cobertura completa desses produtos. Então quanto mais gente usando, melhor é o nosso produto”, resume Assis.

Para o CEO, o sucesso da empresa está atrelado ao fato de que esse é um problema que se torna cada vez mais relevante, uma vez que o número de produtos aumenta exponencialmente e as pessoas estão diversificando suas carteiras.

“Quanto mais produtos, mais importante é efetivamente resolver esse problema em escala. A dificuldade de consolidação já foi resolvida com o Excel, isso é o que os Multi Family Office faziam com famílias bilionárias. Agora o desafio é como fazer isso em escala. O que queremos proporcionar é a experiência da família bilionária para quem investe menos”, diz ele.

Como resultado, a Gorila já processa diariamente mais de 1,5 milhão de portfólios e tem mais de R$ 200 bilhões em patrimônio consolidado e processado para seus clientes. E a expectativa, segundo Assis, é ter seu recorde de crescimento em 2024 – ainda que ele não abra os números.

Para impulsionar esse resultado, o CEO da companhia aposta também em movimentos de mercado. Um deles é a Resolução 179, definida pela CVM, que dará mais transparência para o mercado de assessoria de investimentos. Com isso, as plataformas serão obrigadas a ser transparentes em relação às comissões recebidas de clientes, oque fomentará o mercado de consultoria.

Além disso, é esperada melhoria na portabilidade de investimentos. “Esse é importante porque fica mais fácil para o cliente ir de uma instituição para outra. É como se fosse quando começou a portabilidade de operadoras de celular”, comenta ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas