executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
Grupo Cogna
IT Forum Salvador

Grupo Cogna: nuvem impacta educação de mais de 3 milhões de alunos

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer nação. Ela não apenas prepara os indivíduos para se tornarem cidadãos produtivos e informados, mas também desencadeia um ciclo virtuoso que impulsiona o progresso econômico e social de um país.   Ao fornecer acesso a conhecimento, habilidades e oportunidades de aprendizado, a educação […]

Publicado: 06/12/2025 às 22:13
Leitura
4 minutos
Rodrigo Cavalcanti, do Grupo Cogna
Construção civil — Foto: Reprodução

A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer nação. Ela não apenas prepara os indivíduos para se tornarem cidadãos produtivos e informados, mas também desencadeia um ciclo virtuoso que impulsiona o progresso econômico e social de um país.  

Ao fornecer acesso a conhecimento, habilidades e oportunidades de aprendizado, a educação capacita jovens e pessoas de todas as idades a alcançarem seus potenciais máximos, tornando-se agentes ativos de mudança e inovação. Este é o propósito da Cogna Educação, organização educacional formada por instituições como Kroton, Saber e Vasta Educação/Somos Educação. 

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

Com o objetivo de garantir a retenção e o desenvolvimento de mais de 3 milhões de alunos, desde a educação básica ao Doutorado, sendo mais de 1 milhão de alunos somente no ensino superior, a Cogna Educação decidiu reestruturar a área de cobrança, apoiada no projeto “Estratégia de Crédito, cobrança e risco” – vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2023, promovido pelo IT Forum, que levou à vitória de Rodrigo Menezes Cavalcanti, vice-presidente de Experiência e Tecnologia da Cogna Educação, do Grupo Cogna, na categoria Educação. 

A iniciativa contou com as participações das áreas de TI, Operações, Finanças, Marketing, Administrativo, Jurídico, Comercial, Fiscal e Impostos. 

Cavalcanti assumiu o cargo em março de 2023, em caráter interino, e trouxe na bagagem uma experiência diversa valiosa adquirida ao longo dos 12 anos na companhia, em variadas funções em áreas em que pode usar seus conhecimentos em Finanças, Marketing e Vendas, sempre esteve apoiado na tecnologia.  

“Em 2020, iniciei a jornada de digitalização do atendimento, e a liderança do programa de transformação digital da companhia”, conta o executivo que foi responsável pelo planejamento e desenvolvimento do Ensino a distância da empresa. 

O executivo se define como um profissional de negócios, apaixonado pelos benefícios proporcionados pela tecnologia, capazes de mudar o rumo dos negócios de qualquer empresa. Ávido por conhecimento, vem intensificando a participação em eventos importantes de tecnologia do mercado, que inclui o IT Forum.

Alunos no centro da transformação 

O coração do projeto foi a reestruturação da área de Cobrança, que precisava modernizar processos com o objetivo de gerar negociações de dívidas dos alunos de maneira simplificada, de fácil acesso e humanizada. 

A simplificação veio por meio da nuvem para a qual o atendimento foi migrado, facilitando a comunicação a qualquer hora e lugar.  A estrutura da plataforma se tornou ágil por meio da contratação em cloud de Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS), e Software as a Service (SaaS). 

De acordo com Cavalcanti, o trabalho de reestruturação promovido na área de Cobrança, entre 2019 e 2022, contribuiu diretamente para a melhoria dos principais resultados da companhia. Entre eles, o aumento da retenção de alunos, melhora da experiência dos alunos, e redução significativa do prazo médio de recebimento 

“Criamos alertas para vencimento de boletos, ações de cobrança automatizadas, sempre com visão de prestação de serviços, por meio de apps e chatbot em WhatsApp para facilitar a renegociação da dívida, sem nenhuma participação humana”, relata. 

“Continuaremos na jornada de digitalização, preocupados em ajudar a desenvolver a melhor versão de cada um dos alunos, expandindo o aprendizado em modelo híbrido, que inclui ensino presencial e a distância. E estou falando de 2,7 mil cidades do Brasil. Perseguimos a meta de acelerar o sucesso dos alunos, ampliando as chances de concluir sua formação, apoiada no modelo voltado ao mercado de trabalho”, dá o seu recado o VP da Cogna Educação. 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas