executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
Grupo Globo
IT Forum Salvador

Grupo Globo: Conecta é um dos novos capítulos da história da empresa

Na corrida por novos modelos de negócios, para enfrentar as mudanças que a mídia vem passando com a revolução digital, o Grupo Globo colocou no ar o projeto Conecta, que consolida operações da companhia em um único ecossistema de TI. A iniciativa é um dos capítulos do programa “Uma só Globo”, criado para unir a […]

Publicado: 06/12/2025 às 09:23
Leitura
5 minutos
Alexandre Donner, CIO do Grupo Globo
Construção civil — Foto: Reprodução

Na corrida por novos modelos de negócios, para enfrentar as mudanças que a mídia vem passando com a revolução digital, o Grupo Globo colocou no ar o projeto Conecta, que consolida operações da companhia em um único ecossistema de TI. A iniciativa é um dos capítulos do programa “Uma só Globo”, criado para unir a produção de conteúdo com tecnologia e transformar o maior conglomerado de comunicação do Brasil em uma mediatech. 

O Conecta envolveu a transformação digital e a consolidação das operações de cinco empresas do Grupo Globo em um único ambiente de TI: São a TV Globo, GloboSat, DGCorp (Diretoria de Gestão Corporativa), Globo.com e Som Livre, que juntas empregam mais de 15 mil funcionários e faturam R$ 15,1 bilhões (em 2022).  

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

“Agora, todos trabalham em um mesmo ecossistema. Uma das vantagens da consolidação é a entrega de dados mais detalhados para decisões mais assertivas”, informa Alexandre Donner, head de Tecnologia para Finanças e Jornada de Vendas do Grupo Globo, que liderou o Conecta e levou o título de Executivo de TI do Ano de 2023, na categoria Serviços diversos (mídia, turismo, hotelaria, advocacia etc). 

O projeto tratou do desenvolvimento de novas plataformas, todas em nuvem, automações por meio de robôs, além das integrações dos sistemas de finanças, supply chain, faturamento, RH e todos os aplicativos que sustentam os negócios das cinco empresas do grupo em um único ecossistema.    

Antes, a companhia operava com dois ERPs: SAP e Oracle. Com o Conecta, a solução eleita para suportar os negócios da companhia foi a da fornecedora de software norte-americana. A centralização dos sistemas foi para sustentar o modelo de negócios integrado do Grupo Globo. A nova estratégia, segundo Donner, gerou aumento de produtividade, eficiência operacional e racionalização do portfólio de aplicações.  

Desafios do projeto  

Donner chegou ao Grupo Globo em setembro de 2019 para comandar o Conecta, que começou a ser implementado em junho de 2020. O go live foi em janeiro de 2022 e o projeto foi concluído em 2023.  

“A implementação teve muita complexidade porque envolveu muitos sistemas de TI essenciais para os negócios do grupo”, avalia. Ele menciona como exemplo a plataforma de RH e gestão de pessoas, que impacta mais de 15 mil funcionários das cinco empresas do conglomerado.  

A jornada do Conecta durou dois anos e contou com a participação de cerca de 700 pessoas entre os times de TI e de negócios. “Pela sua magnitude, o projeto exigia muita comunicação com stakeholders e muitos parceiros como Oracle e Accenture. Havia muitas frentes de trabalho em execução e o engajamento de todos contribuiu para o sucesso da implementação”, comemora o executivo, com experiência em projetos complexos. 

Antes do Grupo Globo, Donner atuou por 11 anos como CIO da Infoglobo. Lá, ele conduziu o programa de consolidação dos processos, sistemas e plataformas das empresas Infoglobo, Editora Globo e Valor Econômico. As operações, aplicações de negócios e pessoas foram unificadas em torno do programa “Somos Todos Globo”. 

Mais visibilidade para carreira 

Para Donner, a premiação de Executivo de TI do Ano traz mais visibilidade não apenas para sua carreira, mas para todo o time que participou do Conecta. “As pessoas envolvidas dedicaram parte de suas vidas a esse projeto”, comenta Donner emocionado, principalmente com os talentos que deixaram a empresa devido aos cortes de funcionários. 

“O conhecimento adquirido com o Conecta, ajuda no processo de recolocação no mercado”, acredita o executivo com larga experiência em TI, área que se interessa desde os 13 anos, quando começou ajudar seu pai, à época professor de informática, a corrigir provas dos alunos sobre a linguagem de programação Fortran. 

Encantado pelo mundo da tecnologia, o adolescente foi estudar Cobol e começou a programar cedo. Ingressou na faculdade de Engenharia Eletrônica, começou a estagiar na área e ao longo da sua jornada profissional passou por grandes empresas. Ocupou cargos de lideranças e foi cofundadores da startup Webb, consultoria de B2B, onde atuou por 9 anos como CIO. 

“O trabalho de um ano em uma startup vale por dois em uma empresa convencional porque é um negócio que começa a partir de uma ideia nova e os modelos vão se ajustando durante uma corrida. Tudo isso é muito intenso”, revela Donner, que acredita que o título de Executivo do ano de TI de 2023 é a prova de que está na trilha certa.   

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas