economia
IA
inteligência artificial
PIB
pwc

Adoção de IA pode adicionar 13 pontos percentuais ao PIB do Brasil até 2035

Um estudo publicado recentemente pela PwC indica que a inteligência artificial (IA) poderá adicionar até 13 pontos percentuais ao PIB do Brasil ao longo da próxima década. Globalmente, esse incremento pode chegar a 15 pontos – algo comparável com o processo de industrialização do século 19. O estudo conclui que uma rápida reconfiguração da economia […]

Publicado: 07/12/2025 às 06:16
Leitura
3 minutos
Duas mãos robóticas, uma à esquerda e outra à direita, se aproximam de um globo terrestre digital flutuante no centro da imagem, tocando-o levemente com os dedos indicadores, criando um brilho de luz nos pontos de contato. O globo mostra principalmente os continentes da África, América do Sul e Europa, com cores vibrantes e efeitos de luz, como uma representação digital ou holográfica. O fundo é escuro com tons de azul e luzes difusas, transmitindo um ambiente futurista e tecnológico com conexões em rede ao estilo de inteligência artificial ou comunicação global.
Construção civil — Foto: Reprodução

Um estudo publicado recentemente pela PwC indica que a inteligência artificial (IA) poderá adicionar até 13 pontos percentuais ao PIB do Brasil ao longo da próxima década. Globalmente, esse incremento pode chegar a 15 pontos – algo comparável com o processo de industrialização do século 19.

O estudo conclui que uma rápida reconfiguração da economia já está em andamento. Segundo a análise, a pressão para que as empresas se reinventem está em seu nível mais elevado dos últimos 25 anos, em 17 de 22 setores econômicos globais. O estudo identificou US$ 7,1 trilhões em receitas que podem ser transferidas entre empresas apenas em 2025, antes mesmo dos impactos do recente aumento global de tarifas. No Brasil, o valor neste ano é de US$ 130 bilhões.

No entanto, a companhia ressalta que o relatório, Value in Motion, não mostra um cenário garantido e sim uma probabilidade a depender de um sucesso técnico das organizações de realizar uma implementação responsável, uma governança clara e a capacidade de conquistar a confiança da sociedade e das organizações são elementos essenciais.

Leia mais: Tecnologia vestível com IA detecta arritmias e reduz riscos cardíacos, diz Incor

De acordo com o relatório, sem uma implementação responsável da IA e sem a confiança do mercado e sociedade em sua adoção, o potencial de crescimento extra se reduziria a apenas 1 ponto percentual; um cenário intermediário situaria esta projeção em 8 pontos percentuais, onde uma menor confiança com colaboração reduzida estaria presente. No Brasil, esses impactos seriam de 0,6% e 6,5%, respectivamente.

Na próxima década, as diversas indústrias vão se reconfigurar para atender às necessidades da humanidade, levando à formação do que a PwC chama de “domínios” que expressam o novo desenho das fronteiras setoriais – como por exemplo, o avanço dos veículos elétricos está trazendo fornecedores de energia elétrica.

“À medida que a estrutura da economia se transforma, o valor virá cada vez mais de organizações que conseguirem conectar os pontos através das fronteiras dos setores tradicionais. Ao se concentrar na constante evolução das necessidades dos clientes e na adoção da tecnologia para transformar dramaticamente o modo como suas empresas operam, os líderes empresariais poderão estabelecer um novo patamar para o crescimento de seus negócios”, diz o CEO da PwC Brasil, Marco Castro.

Impacto climático

Em sua análise, a PwC mostra que, enquanto a IA está posicionada para acelerar o crescimento, os custos dos riscos climáticos físicos vão impor restrições econômicas. Os riscos climáticos físicos podem reduzir o tamanho da economia global em 7% até 2035. É esperado que a adoção da IA ampliará o consumo de energia por data centers de maneira relevante.

No entanto, um uso modesto de IA para promover eficiência energética poderia compensar esse aumento. A PwC estima que o uso de energia e o impacto das emissões resultantes da IA seriam neutros se cada ponto percentual adicional de uso de IA levasse a inovações que reduzissem a intensidade energética em apenas 0,1%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas