executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador
Zamp

IA no Burger King monitora, moderniza e personaliza estoque

Trocar a opção de Engenharia Elétrica para Ciência da Computação na Universidade de Uberlândia (MG), levou Igor Freitas, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, a seguir confiante e dedicado à tecnologia.  “Trabalhei muitos anos em consultoria de software, vendendo e trabalhando, desenvolvendo software no mercado. Também ganhei […]

Publicado: 06/12/2025 às 18:46
Leitura
4 minutos
Igor Freitas, Burger King
Construção civil — Foto: Reprodução

Trocar a opção de Engenharia Elétrica para Ciência da Computação na Universidade de Uberlândia (MG), levou Igor Freitas, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, a seguir confiante e dedicado à tecnologia. 

“Trabalhei muitos anos em consultoria de software, vendendo e trabalhando, desenvolvendo software no mercado. Também ganhei experiência no setor financeiro em empresas como XP e Itaú. Até que, no ano passado, ingressei na Zamp”, relata o executivo que, como ele diz, passou por consultoria, financial services e agora no varejo alimentar, segue vendendo hambúrguer com excelência.  

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

O conhecimento diverso o faz estar sempre atento a alguma forma de agilizar processos em busca de alta eficiência do negócio e eliminação de desperdícios em um setor em que o sucesso depende da superação desses desafios.  

Na mira desses objetivos, nasceu o projeto Implantação e Evolução da solução de Inteligência Artificial em Supply (Sentinella), com o qual se inscreveu no prêmio Executivo de TI do Ano 2023, promovido pela IT Forum, que rendeu ao executivo a vitória na categoria Comércio atacadista e varejista. 

Como líder, Freitas promove sua atuação em três frentes: processo de inclusão do time de tecnologia, com foco na geração de valor e não somente na entrega; gestão colaborativa, em um mix de técnica e humanização participativa; e disseminação da arte de fazer o básico bem-feito, movido à inovação. 

Outra característica interessante do líder é sua postura diante das áreas de negócio. “Primeiramente, é preciso escutá-las. A entrega tem de ser conjunta e para isso criamos squads com composição mista de representantes das áreas de negócios e de TI. Assim, garantimos troca de informações, relato de dores, necessidades, objetivos e expectativas”, ensina. 

Sentinella, de prontidão 

O motor para a criação do projeto Sentinella, segundo Freitas, foi a necessidade cada vez mais premente e estratégica de alinhar a área de TI aos objetivos de negócios em um setor altamente frenético e dinâmico em que a pior falha é não ter como entregar o produto da preferência do consumidor. 

Era preciso tornar a reposição nos estoques das unidades do Burger King um processo de alta excelência em plena sintonia com os pedidos e, claro, com a área de supply chain. Todo o esforço para que a experiência do consumidor seja cada vez melhor, a assertividade e a agilidade sejam ampliadas e toda a operação seja mais estratégica. 

Há 18 meses, o Burger King concluiu a implementação do sistema Sentinella, o motor de IA de toda a rede própria de restaurantes. A ferramenta ajuda a tornar mais eficiente e ágil toda a cadeia logística, além de otimizar a operação, evitando custos e desperdício de alimentos nos restaurantes. 

Como funciona?  

O Sentinella cruza dados da base de pedidos realizados pelos consumidores por meio do controle de estoque para compreender quais insumos são mais utilizados no local em que a loja está. Quando o gerente precisa realizar a reposição de estoque, ele consulta o sistema, que oferece sugestões, eliminando a necessidade de consultar várias planilhas.  

As sugestões também minimizam possíveis faltas de insumos no estoque, já que o sistema estará sempre abastecido conforme as necessidades de consumo.  “O Sentinela objetiva alcançar três “C”: Campo (lojas), Clientes e Corporativo”, finaliza Freitas. 

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas