educação
engenharia
Inatel
MG
telecomunicações

Inatel celebra 60 anos de inovação e transformação tecnológica

Fundado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) comemora em março 60 anos. A instituição educacional privada foi pioneira ao oferecer, pela primeira vez, um curso de engenharia na área de telecomunicações no Brasil, e ajudou a região a se tornar conhecida como “Vale da […]

Publicado: 06/12/2025 às 23:06
Leitura
3 minutos
Prédio principal do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), com fachada de tijolos aparentes e janelas simétricas, rodeado por palmeiras e jardins bem cuidados. Na frente, três mastros com as bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e do Inatel. Céu azul e clima ensolarado completam a cena (inatel, telecomunicações, telecom, minas gerais, mg)
Construção civil — Foto: Reprodução

Fundado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) comemora em março 60 anos. A instituição educacional privada foi pioneira ao oferecer, pela primeira vez, um curso de engenharia na área de telecomunicações no Brasil, e ajudou a região a se tornar conhecida como “Vale da Eletrônica”. O objetivo a época – e ainda hoje – era suprir a carência de profissionais qualificados para atender o setor.

Atualmente, o Inatel oferece sete cursos de graduação em engenharia – em telecomunicações, biomédica, computação, controle e automação, elétrica, produção e software –, além de pós-graduação, mestrado e doutorado, principalmente relacionados às TICs. Abriga ainda centros de pesquisa que promovem projetos em colaboração com empresas e organizações em áreas como 6G, Internet das Coisas (IoT), cidades inteligentes e indústria 4.0.

Leia também: Entregar controle total a agentes de IA seria um erro grave, alertam especialistas

Para celebrar a data, a Instituição anunciou uma “programação especial” que inclui o lançamento de uma cápsula do tempo com memórias, “projetando no futuro o legado da instituição para as próximas gerações”. Também está prevista uma programação especial com missa solene, exposição e concerto especial no dia 31 de março, data do aniversário do Inatel.

Segundo a faculdade, as celebrações devem se estendem ao longo do ano, com uma série de eventos “que reforçam o vínculo do Inatel com sua comunidade”. Em abril, estão previstos um culto ecumênico e uma “festa da família”, reunindo colaboradores e familiares da instituição. Também um Encontro Nacional de Ex-Alunos, que quer promover conexão entre diferentes gerações de profissionais formados pela instituição.

Em setembro, será concedida a Comenda Inatel, que reconhece personalidades que se destacam no setor. “Comemorar 60 anos é reconhecer o empenho de tantas gerações que ajudaram a consolidar o Inatel como referência dentro e fora do País”, diz em comunicado Guilherme Marcondes, vice-diretor.

O Instituto diz planejar mais frentes de atuação para o futuro, incluindo parcerias e investimentos em tecnologias emergentes e em pesquisa e educação. O objetivo é ser uma “referência no setor tecnológico”.

A programação completa das celebrações pode ser conferida no site do Inatel.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas