inovação
transformação digital

A inovação disruptiva e a competitividade empresarial no cenário de transformação digital

A cada minuto, somos surpreendidos com uma nova realidade tecnológica que transforma as rotinas das pessoas e, principalmente, das empresas mundo afora. A transformação digital remodela os negócios de uma forma dinâmica, o que permite às organizações adotarem novas tecnologias e processos que revolucionam seus modelos de operação. A automação de tarefas repetitivas, a personalização […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:30
Leitura
4 minutos
inovação, IA Generativa, 2025, empresa, transformação digital, soluções digitais, tecnologia, dados, informação
Construção civil — Foto: Reprodução

A cada minuto, somos surpreendidos com uma nova realidade tecnológica que transforma as rotinas das pessoas e, principalmente, das empresas mundo afora. A transformação digital remodela os negócios de uma forma dinâmica, o que permite às organizações adotarem novas tecnologias e processos que revolucionam seus modelos de operação.

A automação de tarefas repetitivas, a personalização de produtos e serviços e a criação de novas formas de interação com os clientes são alguns dos efeitos gerados por esse movimento. Muito além de aumentar a eficiência, essas mudanças também abrem caminho para inovações que podem transformar setores por completo. Mas como manter-se competitivo nesse cenário em movimento?

Veja também: Marga Hoek: Como o Brasil pode se tornar uma potência verde 

Primeiro, precisamos entender o que já pode ser feito para impactar o dia a dia das empresas. Comecemos pela automação de tarefas repetitivas. Hoje, uma série de ferramentas como robôs de software e inteligência artificial (IA) já são capazes de executar tarefas rotineiras de forma mais rápida e até mesmo mais precisa do que os humanos, o que fornece às empresas a capacidade de redirecionar os colaboradores para tarefas que exigem o pensamento crítico e a criatividade.

Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também pode melhorar a qualidade do trabalho ao reduzir inconsistências. Ao olharmos para o lado financeiro, é uma movimentação que pode economizar bastante na mitigação de erros.

A personalização de produtos e serviços é outra área onde a transformação digital causa impactos significativos. Com o uso de big data e análise de dados, as empresas podem entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, o que permite a criação de ofertas personalizadas que atendem de maneira mais eficaz às demandas dos consumidores. Isso não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também pode levar a um aumento na lealdade e nas vendas. É mais uma maneira inteligente de usar a tecnologia disruptiva ao seu favor.

Novas formas de interação com os clientes também são possibilitadas pela transformação digital. Com o uso de canais digitais como redes sociais, aplicativos móveis e chatbots para se comunicar com os clientes, as empresas conseguem aproximar-se desse público de modo mais direto e eficiente. Essas interações digitais permitem um atendimento mais rápido e personalizado, o que melhora a experiência e fortalece o relacionamento com a marca.

Pesquisa da consultoria Grant Thornton revela que as empresas de médio porte brasileiras devem aumentar os investimentos em TI no ano como estratégia para alavancar os negócios, ganhar competitividade e reduzir custos. Esse estudo ouviu 5 mil líderes empresariais de 28 países, sendo o empresário brasileiro o segundo lugar entre os que mais planejam investir na área, com 80% de respostas positivas. Ao avaliarmos o contexto de competitividade, é um dado muito relevante e que desafia a quem pretende ser indiferente ao setor.

Por isso, empresas que contratam tecnologias de ponta, modernas e com grande capacidade de desempenho, escalabilidade e segurança se destacam. Uma ampla variedade de tecnologias pode impulsionar a transformação digital e a inovação em outras empresas, além de melhorar sua eficiência, reduzir custos, aumentar a produtividade e inovar em seus processos e produtos.

Em um cenário de tamanha evolução, é fundamental saber lidar com a concorrência e manter esforços com a visão de estar à frente. Entender o que o seu público precisa é um passo fundamental – e a tecnologia também é uma aliada nesse aspecto. Cabe aos líderes mais antenados o desafio de manterem-se competitivos e atentos ao que a evolução digital que presenciamos pode oferecer.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas