CIO
inovação
Logicallis
planejamento

Inovação e planejamento estratégico são prioridade para os CIOs

Pesquisa da Logicallis revela que experiência do cliente é essencial para executivos

Publicado: 08/12/2025 às 22:27
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

O papel do CIO está evoluindo com o crescimento do foco no desbloqueio das conexões dos clientes por meio da inovação de serviços, segundo o Global CIO Survey 2021, feito pela Logicalis. O estudo, que entrevistou mil CIOs de todo o mundo, revela a mudança na função com a maioria dos respondentes afirmando que suas prioridades são inovação, eficiência operacional e experiência do cliente.

No último ano, houve uma mudança notável nos aspectos de definição do cargo de CIO. De acordo com a pesquisa, houve um aumento significativo no tempo que gastam com inovação (79%), planejamento estratégico (77%) e produtividade (62%). Nos anos anteriores, a maioria dos CIOs relatou falta de tempo para se dedicar tanto à inovação quanto ao planejamento estratégico.

Os executivos, agora, têm a tarefa de revolucionar as infraestruturas de negócios para enfrentar o mundo moderno e as interações cada vez mais digitais. Os clientes querem se envolver com as empresas digitalmente de forma padrão e, como resultado, as organizações precisam inovar para redefinir e elevar suas interações com os consumidores para se destacar da concorrência. No ano passado, 73% dos CIOs afirmam que a importância da experiência do cliente aumentou e 81% entrevistados acreditam que seu foco na redefinição da experiência do cliente aumentará nos próximos 5 anos.

“A experiência digital se tornou uma das, senão a mais, importante forma de alcançar, conectar e se comunicar com os clientes na nova era digital. A habilidade de fornecer uma ótima experiência digital determinará o futuro de uma organização. Para entregar essa experiência, as empresas devem revisar sua infraestrutura e aproveitar as tecnologias em evolução para interrogar a jornada do consumidor digital fim a fim. Por estarem mais próximos dos clientes, os CIOs podem garantir o acompanhamento das necessidades e demandas do cliente moderno”, diz Toby Alcock, CTO da Logicalis.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas