Ion de Almeida Coco
MCIO

Ione de Almeida Coco: “Nenhum evento de CIOs tem mais de 10% ou 12% de mulheres”

Formada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Ione de Almeida Coco está na área de tecnologia desde os anos 90, com uma história de quase 20 anos na CPFL – onde entrou como analista e chegou ao maior cargo da área, respondendo como CIO. Após a privatização da companhia, foi contratada pelo Gartner […]

Publicado: 07/12/2025 às 11:22
Leitura
1 minutos
Ione Coco
Construção civil — Foto: Reprodução

Formada em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Ione de Almeida Coco está na área de tecnologia desde os anos 90, com uma história de quase 20 anos na CPFL – onde entrou como analista e chegou ao maior cargo da área, respondendo como CIO. Após a privatização da companhia, foi contratada pelo Gartner como diretora, trabalhando em toda a América Latina.

Foi ali que ela teve uma visão ainda maior sobre a falta de mulheres no mercado de tecnologia e, de maneira informal, criou um grupo com amigas para discutir essa equidade e ajudar outras profissionais a crescerem em suas carreiras. Foi o começo da MCIO, entidade que promove a inclusão e a ascensão das mulheres no mercado de tecnologia, que tem Ione como sua presidente.

Em entrevista ao IT Forum Líderes, Ione contou sobre a sua trajetória e como vê a evolução de todo esse cenário. “Eu sinto que está evoluindo positivamente, mas não no ritmo que a gente gostaria. Nenhum evento de CIOs tem mais de 10% ou 12% de mulheres CIOs e isso faz mais de 10 anos que está assim”.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas