Arcane Stealer
Kaspersky
vírus
Youtube

Kaspersky descobre vírus distribuído em vídeos no Youtube

Pesquisadores da Kaspersky descobriram um malware “novo e sofisticado” distribuído principalmente por meio de vídeos do YouTube que promovem trapaças (cheats) em games e cracks de software. O Arcane stealer, como o vírus foi batizado, busca roubar informações confidenciais, incluindo credenciais de contas, dados financeiros e informações do sistema, divulgou a empresa nessa quinta-feira (24). […]

Publicado: 07/12/2025 às 17:31
Leitura
2 minutos
Imagem mostra a tela de um smartphone com os ícones dos aplicativos TikTok, Instagram, YouTube e Snapchat, organizados em uma pasta. O aparelho possui borda azul metálica e está sobre uma superfície escura.(União Europeia, Kaspersky)
Construção civil — Foto: Reprodução

Pesquisadores da Kaspersky descobriram um malware “novo e sofisticado” distribuído principalmente por meio de vídeos do YouTube que promovem trapaças (cheats) em games e cracks de software. O Arcane stealer, como o vírus foi batizado, busca roubar informações confidenciais, incluindo credenciais de contas, dados financeiros e informações do sistema, divulgou a empresa nessa quinta-feira (24).

Arcane stealer é um tipo de malware projetado para roubar informações confidenciais de computadores infectados. A praga coleta dados de várias fontes, incluindo navegadores, aplicativos de mensagens, e-mails, serviços, jogos e até carteiras de criptomoedas.

Veja mais: Ferramentas populares de IA em nuvem são vulneráveis, alerta Tenable

Os vídeos usados pelos golpistas divulgam links para arquivos compactados protegidos por senha. Ao descompactá-los, os usuários encontram um arquivo em lote (start.bat) que baixa e executa o malware, que por sua vez desativa o SmartScreen do Windows, adiciona exceções para evitar a detecção e, em seguida, coleta dados confidenciais.

Segundo a Kaspersky, o vírus usa técnicas avançadas, incluindo o uso da API de Proteção de Dados (DPAPI) e cópias secretas do navegador com porta de depuração remota para obter cookies.

“O interessante sobre essa campanha em particular é que ela ilustra o quão flexíveis são os cibercriminosos, sempre atualizando ferramentas e métodos de distribuição do golpe. Para se manter seguro contra essas ameaças, sugerimos ter cuidado com anúncios de cheats e cracks e usar um software de segurança forte”, recomenda Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas