DICAS
IA
implementação
inteligência artificial
KPMG

KPMG lista 3 etapas das empresas rumo à inteligência artificial

Segundo uma nova pesquisa divulgada pela KPMG, o investimento em segurança cibernética, o foco no aprendizado rápido e a definição de uma estratégia de ecossistema estão entre as ações necessárias no processo de implementação da inteligência artificial (IA). O estudo “Intelligent Industries – Blueprints for Creating Value Through AI-Driven Transformation” contou com a participação de […]

Publicado: 06/12/2025 às 13:51
Leitura
3 minutos
Pessoa vestindo terno segura um tablet, do qual são projetadas visualizações holográficas de dados e gráficos. As projeções incluem elementos como gráficos de barras, linhas e ícones digitais. O fundo está desfocado, sugerindo um ambiente interno bem iluminado. (KPMG)
Construção civil — Foto: Reprodução

Segundo uma nova pesquisa divulgada pela KPMG, o investimento em segurança cibernética, o foco no aprendizado rápido e a definição de uma estratégia de ecossistema estão entre as ações necessárias no processo de implementação da inteligência artificial (IA).

O estudo Intelligent Industries – Blueprints for Creating Value Through AI-Driven Transformation contou com a participação de 1.390 respondentes responsáveis pela tomada de decisão nas instituições, abrangendo oito mercados-chave: Austrália, Alemanha, Reino Unido, Canadá, França, Japão e Estados Unidos.

Leia mais: Empregos juniores em tecnologia estão desaparecendo, e a culpa pode ser da IA

“O entusiasmo das empresas com o poder transformador da inteligência artificial é grande, principalmente ao identificarem a capacidade de gerar altos retornos sobre os investimentos. Porém, muitas enfrentam dificuldades na fase de implementação devido a sistemas legados e práticas de trabalho obsoletas, além dos riscos associados ao uso da IA, questões regulatórias e escassez de profissionais qualificados”, explica Ricardo Santana, sócio-líder de Data & Analytics, Automação e Inteligência Artificial da KPMG no Brasil.

Para apoiar as empresas nessa jornada de transformação digital, a KPMG listou três etapas rumo à adoção eficaz da inteligência artificial. Confira:

Habilite e capacite pessoas

Inicie um programa introdutório de aprendizado, desenvolva habilidades relacionadas à IA, acesse a tecnologia por meio da nuvem, priorize o aprendizado ágil, identifique os casos de uso de maior valor e comece pela aplicação em modelos mais simples.

Incorpore a IA ao trabalho

Alinhe a estratégia organizacional à inteligência artificial, estabeleça metas e investimentos, reformule os modelos operacionais, integre a IA aos fluxos de trabalho e implemente agentes inteligentes à medida que evoluem. Use a tecnologia para transformar produtos e experiências e invista em reforçar a segurança cibernética.

Evolua e desenvolva a empresa

Estruture uma estratégia de ecossistema, redefina o modelo de negócios, mantenha plataformas de IA confiáveis sempre conectadas, promova a expansão com o apoio dos parceiros e utilize agentes em todo o ecossistema.

“A IA precisa ser incorporada aos principais fluxos de valor, otimizando processos e gerando resultados superiores, para que as instituições possam oferecer produtos e serviços mais atrativos, além de proporcionar experiências aprimoradas tanto para colaboradores quanto para clientes”, afirma Frank Meylan, sócio-líder de Tecnologia e Inovação da KPMG no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas