5G
Antene-se
conectividade
lei de antenas

Antene-se: Brasil tem 407 municípios com leis de antenas atualizadas

Mais de 400 municípios brasileiros contam com leis de antenas atualizadas, segundo levantamento do Movimento Antene-se. Trata-se, segundo a entidade, de um marco no país que agora atingiu 44% da população brasileira vivendo em cidades que já possuem normas adequadas para receber modernas infraestruturas de telecom. Na prática, diz a entidade, essas cidades estão mais […]

Publicado: 08/12/2025 às 16:33
Leitura
3 minutos
leis de antenas, 5G, antena, bndes, telebrasil, operadoras de telecom
Construção civil — Foto: Reprodução

Mais de 400 municípios brasileiros contam com leis de antenas atualizadas, segundo levantamento do Movimento Antene-se. Trata-se, segundo a entidade, de um marco no país que agora atingiu 44% da população brasileira vivendo em cidades que já possuem normas adequadas para receber modernas infraestruturas de telecom.

Na prática, diz a entidade, essas cidades estão mais aptas a, eventualmente, receberem tecnologias como o 5G.

“Contar com uma legislação adequada é importante para que as cidades estejam preparadas para o 5G. Mesmo se o sinal da nova frequência ainda não tiver sido liberado para o município, a lei deve ser atualizada, pois o procedimento de aprovação da nova regulamentação costuma levar algum tempo, e é importante estar com tudo pronto”, explica Luciano Stutz, porta-voz do Antene-se e presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

Leia também: conheça os CEOs finalistas do prêmio Executivo de TI 2023

No total, o Brasil conta com 407 municípios com novas leis somam 91 milhões de habitantes. Entre as cidades com leis aprovadas, estão 25 capitais – apenas, Palmas, e Recife são as capitais sem normas atualizadas de antenas.

Do total de municípios, além das capitais, 207 cidades têm até 50 mil habitantes; 57 têm entre 50 e 100 mil habitantes; outras 100 possuem população entre de 100 e 500 mil habitantes; e 18, mais de 500 mil habitantes.

São Paulo na frente

Com 145 cidades com leis aprovadas, o estado de São Paulo é o que registra maior número de aprovação. Em segundo lugar, vem Santa Catarina, com 65; e, em terceiro, o Rio de Janeiro, com 43. Segundo o Movimente-se, proporcionalmente, São Paulo é a unidade da federação que mais aprovou ou atualizou leis desde o último levantamento, realizado em abril: são 71 leis a mais desde esse período, ou seja, em quatro meses.

Criado em 2021, o movimento Antene-se busca contribuir para a modernização das leis de antenas nas cidades brasileiras. As normas antigas geralmente impõem entraves à instalação de novas infraestruturas de suporte para telecomunicações, prejudicando a abrangência da digitalização.

A organização é formada por entidades de diversos setores, incluindo Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) e Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas