5G
Lenovo

Lenovo anuncia investimento de R$ 60 mi em centro de pesquisa 5G no Brasil

A Lenovo anunciou a criação de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para o estudo da conexão 5G. A iniciativa contará com a parceria do Instituto Metrópole Digital (IMD), no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. A iniciativa, segundo […]

Publicado: 08/12/2025 às 21:08
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Lenovo anunciou a criação de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento voltado para o estudo da conexão 5G. A iniciativa contará com a parceria do Instituto Metrópole Digital (IMD), no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

A iniciativa, segundo a Lenovo, é resultado de um investimento de R$ 60 milhões. A previsão é que a construção do espaço de cerca de 8,6 mil m² finalize em 18 meses. Quando concluído, será o quarto centro de pesquisas em 5G da companhia no mundo. Os outros centros estão localizados na China, Estados Unidos e França.

A assinatura do contrato também prevê a aquisição de equipamentos e a execução de dois projetos que visam estudar maneiras de otimizar o uso de redes de 5G, contando com a produção de conhecimento e a criação de softwares capazes de controlar e gerenciar dois aspectos fundamentais desse tipo ecossistema: as redes de núcleo e as redes de rádio.

Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil, destaca que a iniciativa busca fortalecer o ecossistema e suportar o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas nas mais variadas verticais da indústria. “Temos a missão de levar a tecnologia mais inteligente a todas as pessoas, e fazemos isso por meio do fornecimento de soluções inovadoras que só podem ser concebidas com investimento em pesquisa e desenvolvimento”, diz o executivo.

Para o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o investimento representa um importante crescimento de seu ecossistema de inovação, uma vez que essa será a primeira empresa global a se instalar no local. “Trata-se de uma ação de suma importância para o nosso Parque. A vinda de uma empresa como a Lenovo reforçará bastante a nossa imagem e abrirá um leque de oportunidades”, destaca Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas