ManageEngine

ManageEngine aposta no Brasil para atingir US$ 1 bi de receita

A ManageEngine começou como uma startup, com menos de 10 pessoas. Ao longo dos anos cresceu e hoje, a ambição é muito maior. A empresa espera, nos próximos dois ou três anos, atingir US$ 1 bilhão de receita. Em entrevista ao IT Forum durante sua passagem no Brasil, Rajesh Ganesan, presidente da companhia, conta que […]

Publicado: 08/12/2025 às 12:08
Leitura
4 minutos
Rajesh Ganesan, presidente da ManageEngine. Foto: LinkedIn
Construção civil — Foto: Reprodução

A ManageEngine começou como uma startup, com menos de 10 pessoas. Ao longo dos anos cresceu e hoje, a ambição é muito maior. A empresa espera, nos próximos dois ou três anos, atingir US$ 1 bilhão de receita.

Em entrevista ao IT Forum durante sua passagem no Brasil, Rajesh Ganesan, presidente da companhia, conta que quando a ManageEngine foi fundada, a ideia era construir produtos e resolver problemas. A receita não era o objetivo principal. Entretanto, as cifras ganharam protagonismo para que fosse possível investir mais e, consequentemente, construir mais produtos.

“A ManageEngine tem 22 anos e a nossa empresa controladora tem 27 anos. Estamos nos negócios há muito tempo. Considero que US$ 1 bilhão é uma conquista muito decente, mas que não veio muito rápido. Veio de uma forma muito orgânica e, por isso, podemos dizer com otimismo que atingiremos o valor muito em breve”, comenta Ganesan.

O papel do Brasil no crescimento da ManageEngine

Ganesan divide que a ManageEngine sempre quis ser uma empresa global, resolvendo problemas para o mundo inteiro, não apenas para uma região, país ou domínio. Por isso, o pensamento sempre foi holístico.

“Quando chegamos à América Latina, o Brasil foi o primeiro país, junto com o México. No plano de US$ 1 bilhão, o Brasil desempenha um papel muito importante, especialmente por causa da demografia favorável do País. Vocês têm uma economia em desenvolvimento rápido e estão adotando muita tecnologia”, comemora o presidente.

Leia também: ManageEngine dará aulas de TI para estudantes de escola estadual no RJ

Segundo o executivo, a taxa de crescimento do Brasil é, inclusive, acima do crescimento global – com patamares que chegam a 45% ano a ano. “Ao comparar com a Europa Ocidental, a taxa de crescimento de lá é muito menor do que a do Brasil. Por isso, é um mercado muito importante e estratégico para nós.”

Outro ponto positivo, de acordo com Ganesan, são as regulações que impulsionam a preocupação das companhias em torno de plataformas capazes de gerenciar as necessidades regulatórias e de cibersegurança. Com isso, o Brasil ocupa o 10º lugar globalmente em termos de receita gerada.

Por esses motivos, a ManageEngine abriu o primeiro escritório no País no ano passado e, desde lá, já triplicou o número de funcionários – focados especialmente nas áreas administrativas, pré e pós-vendas e marketing.

Ganesan aproveita a conversa para contar quais são os principais desafios dos clientes na região. Um deles é a dificuldade de utilizar as ferramentas corretas, em toda a sua produtividade, para resolver os problemas do dia a dia.

“Eles não têm boas ferramentas para executar seus fluxos de trabalho diários ou para seus problemas de segurança cibernética do dia a dia e, sejamos realistas, todos os dias você tem um ataque cibernético. O segundo ponto é sobre a falta de talento disponível. Especialmente em regiões como o Brasil, em que os melhores profissionais são exportados”, frisa Ganesan.

Para o futuro, o presidente da ManageEngine acredita que ainda há espaço para crescer em infraestrutura física e digital em países em desenvolvimento, como o Brasil e a Índia.

“Podemos fazer nossos melhores talentos ficarem na Índia ou no Brasil e resolver problemas locais. Quando isso aconteceria? Quando pudermos criar boas oportunidades e fomos capazes de pagá-los tão bem quanto uma empresa de fora pagaria. E é possível fazer isso por meio da tecnologia”, afirma ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas