Autopass
mobilidade urbana
São Paulo
V8 Tech

Projeto de transformação quer aprimorar mobilidade urbana de São Paulo

A plataforma TOP, implementada em São Paulo para oferecer bilhete de transporte público digital baseada em QR Code e aplicativo dedicado substituindo bilhetes de papel unitários com tarja magnética, ainda é novidade em São Paulo. Atualmente a tecnologia integra mais de 5 mil ônibus de linhas metropolitanas e 180 estações de trem e metrô. A […]

Publicado: 07/12/2025 às 17:54
Leitura
4 minutos
metrô, transporte, mobilidade urbana, mobilidade
Construção civil — Foto: Reprodução

A plataforma TOP, implementada em São Paulo para oferecer bilhete de transporte público digital baseada em QR Code e aplicativo dedicado substituindo bilhetes de papel unitários com tarja magnética, ainda é novidade em São Paulo. Atualmente a tecnologia integra mais de 5 mil ônibus de linhas metropolitanas e 180 estações de trem e metrô.

A metrópole tem um enorme desafio de mobilidade urbana. São 22 milhões de habitantes na região metropolitana, parte deles fazendo diariamente cerca de 15 milhões de viagens em trem, metrô e ônibus. O projeto do TOP, iniciado em dezembro de 2020, quer tornar a mobilidade mais eficiente, e foi implementado pela Autopass com o suporte da V8 Tech.

Os números dão dimensão da complexidade do projeto, já que a plataforma foi desenvolvida para integrar toda a jornada de mobilidade das pessoas. Marcos Braga Stahl, diretor de tecnologia da Autopass, lembra que a plataforma precisava dar conta do tamanho da operação, além de cobrir a integração de novas tecnologias e, ao mesmo tempo, oferecer agilidade no dia a dia dos passageiros.

Leia também: Uso responsável da tecnologia é foco da Thoughtworks no IT Forum Trancoso

“Só o processo de digitalização do pagamento para substituir o bilhete magnético em papel exigiu um arcabouço de tecnologias para viabilizar isso. Outro desafio era gerir o controle e acesso às contas digitais para evitar fraudes, depois que o serviço foi criado”, recorda o CIO.

Para cobrir esse cenário complexo, a Autopass recorreu a APIs para agilizar a criação de uma plataforma robusta e que, ao mesmo tempo, permitisse gerar maior capacidade para inovar , apoiando a operação multicanal da plataforma, que inclui mais de 8 mil pontos comerciais parceiros. Depois de analisar soluções de gestão de APIs disponíveis no mercado, a Autopass optou pela Apigee, do Google, e escolheu a V8 Tech para implementá-la.

“Buscávamos uma solução que realmente suportasse o alto volume de acesso e transações. Hoje, posso afirmar que acertamos ao ter optado pela Apigee”, comenta Stahl.

Implementação veloz

A implementação da plataforma, segundo Stahl, aconteceu em tempo recorde: quatro semanas. Mais de 30 profissionais da Autopass, V8 Tech e Google, trabalharam no projeto. Com a Apigee, Stahl explica que foi possível criar novas APIs para desbloquear dados de outros aplicativos e ter visibilidade de outras já existentes para desenvolver a partir delas.

A plataforma do Google também trouxe outros atalhos. Com ela, agora é possível conectar as diversas aplicações e dados da plataforma TOP na nuvem, permitindo à Autopass analisar, processar e proteger os dados da operação. Hoje, a empresa também consegue monitorar suas APIs para garantir que elas estejam funcionando corretamente e ter acesso, quase em tempo real, sobre o tráfego e desempenho de cada uma delas. Com isso, é possível avaliar, por exemplo, quais são as mais utilizadas e como são utilizadas.

Para o usuário final que utiliza o transporte público, o projeto de transformação digital reduz algumas fricções que podem ser resolvidas a partir de casa. A plataforma TOP permite que os passageiros simplifiquem a emissão de bilhetes QR code, o uso de cartão de transporte em trens e ônibus, até a compra de bilhetes, inclusive por meio do WhatsApp.

Atualmente, passam pela plataforma TOP cerca de 1 bilhão de transações ao ano. Dados esses que também poderão ser melhor explorados no futuro. A Autopass pretende explorar mais as informações qualitativas que a plataforma TOP oferece para conhecer melhor os usuários do transporte público, ou seja, saber onde determinado usuário mora, quanto tempo ele fica dentro de um veículo de transporte público, se a área onde ele mora está sendo mal atendida, identificar as rotas e trajetos mais utilizadas, entre outros dados.

Com esse tipo de iniciativa, segundo a Autopass, será possível, por meio do app, dar informações mais precisas para as pessoas, antes de saírem de casa, do trabalho ou qualquer outro lugar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas