FCA
Flua!
mobilidade

FCA anuncia nova empresa para ofertar veículos por assinatura

A FCA anunciou nesta sexta-feira (11/12) a criação de uma nova empresa de mobilidade do grupo, a Flua! Diferente do modelo tradicional de venda de automóveis, o spin-off focará na comercialização por meio de modelo de assinatura e sob demanda. Segundo Fábio Siracusa, head da nova Flua!, a empresa surge para atender uma necessidade dos […]

Publicado: 06/12/2025 às 14:50
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A FCA anunciou nesta sexta-feira (11/12) a criação de uma nova empresa de mobilidade do grupo, a Flua! Diferente do modelo tradicional de venda de automóveis, o spin-off focará na comercialização por meio de modelo de assinatura e sob demanda. Segundo Fábio Siracusa, head da nova Flua!, a empresa surge para atender uma necessidade dos novos perfis de consumidores: aqueles que buscam ter o conforto e a individualidade de um veículo, mas não precisam, necessariamente, deter sua propriedade.

Em coletiva de imprensa virtual, Siracusa explicou que o lançamento da Flua! antecede um período de três anos de mapeamento e estudo das tendências de consumo da mobilidade enquanto serviço no mundo todo. De acordo com o executivo, diferentes perfis de consumidores brasileiros também foram ouvidos antes de a companhia definir as “personas” que consumiriam essa nova oferta do grupo. “Os pontos em comum nessas personas são o desapego à propriedade. São pessoas conectadas às novas tecnologias”, destacou Siracusa.

Leia também: De ponta a ponta: solução de rastreamento avança digitalização da FCA

Projeto piloto antes de uma expansão

A Flua! entra em operação em 15 de janeiro de 2021 e, inicialmente, em um modelo piloto com 28 concessionárias de seis cidades de São Paulo e em quatro concessionárias da capital do Paraná. Oito modelos da Fiat e dois da Jeep integram o portfólio.

O projeto piloto durará seis meses, tempo que Siracusa diz que será utilizado para reunir o maior número de informações e aprendizados para estruturar a expansão para todo o Brasil. “Mais do que entender essas pessoas, a gente tem de entender o que elas querem e valorizam nessas experiências”, acrescentou.

Como funcionará o modelo de assinatura

O modelo de assinatura do Flua! contará com planos de 12, 24 e 36 meses, com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros para rodar por mês. Segundo a FCA, um dos diferencias do novo modelo de negócios é permitir que o cliente customize o seu modelo Fiat ou Jeep com os recursos disponíveis, além de selecionar a cor, o que já acontece com a compra do carro zero. Dessa forma, todos os veículos da empresa serão novos.

A experiência digital é um dos pilares do lançamento. Toda a customização do veículo e contratação é feita por meio do aplicativo ou site meuflua.com.br. A assinatura do contrato se dá via e-mail, mas poderá ser feita presencialmente nas concessionárias. A retirada do veículo é feita na concessionária Fiat ou Jeep selecionada.

Com a assinatura do veículo, o cliente também estará coberto com seguro do automóvel, além de seguro residencial e assistência 24 horas.

Entre a contratação e a entrega do carro, o cliente poderá acompanhar, em tempo real, o status do pedido, de ponta a ponta, por meio da solução Easy Tracking, que rastreia toda a cadeia de produção do veículo.

Segundo Siracusa, o projeto piloto também será uma oportunidade para a FCA e Flua! avaliarem a receptividade ao novo modelo de negócio e as demandas e necessidades dos clientes, com a possibilidade de incluir novos recursos ao aplicativo e integração de possíveis parcerias.

“Somos uma empresa de mobilidade e tecnologia e para sermos competitivos neste mundo, precisamos ser digitais. Afinal de contas, o mercado não perdoa quem não age rapidamente”, finaliza Siracusa.

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas