4G
Athena
IM-2
Intuitive Machines
LSCS
LTE
Lua
NASA
Nokia

Nokia e Intuitive Machines querem criar primeira rede celular na Lua

A Nokia e a Intuitive Machines anunciaram na terça-feira (7) a conclusão bem-sucedida da integração do Sistema de Comunicação de Superfície Lunar (LSCS, na sigla em inglês) no módulo de pouso da missão IM-2, ou Athena. O sistema será enviado para a região do polo sul lunar na missão, e a Nokia e a Intuitive […]

Publicado: 10/12/2025 às 22:00
Leitura
3 minutos
Intuitive Machines, IM-2, Athena, Lua, Nokia, NASA
Construção civil — Foto: Reprodução

A Nokia e a Intuitive Machines anunciaram na terça-feira (7) a conclusão bem-sucedida da integração do Sistema de Comunicação de Superfície Lunar (LSCS, na sigla em inglês) no módulo de pouso da missão IM-2, ou Athena. O sistema será enviado para a região do polo sul lunar na missão, e a Nokia e a Intuitive Machines querem implantar a primeira rede celular no satélite natural da Terra.

“Pretendemos provar que as tecnologias celulares podem fornecer a conectividade confiável, de alta capacidade e eficiente necessária para futuras missões tripuladas e não tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte”, diz em comunicado Thierry Klein, presidente de pesquisa de soluções Bell Labs na Nokia.

Segundo as partes, foram meses de testes e validação no Nokia Bell Labs. Os engenheiros da Intuitive Machines – fabricante do módulo – instalaram o LSCS em um dos painéis superiores de compósito de carbono da Athena. O objetivo foi proteger o equipamento para uma viagem segura de 384,4 mil quilômetros, inclusive decolagem e pouso.

Leia também: Meta muda política de moderação: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

Os 14 pontos de montagem são termicamente isolados para manter a rede protegida das temperaturas extremamente baixas do espaço. A Intuitive Machines também integrou a rede ao sistema de proteção térmica. Ele tem como objetivo dissipar calor quando a rede estiver operando e aquecer quando estiver inativa, evitando congelamento.

O LSCS utiliza a mesma tecnologia celular 4G/LTE usada na Terra, embora o Nokia Bell Labs tenha reconfigurado o sistema para atender requisitos de uma missão lunar. A rede foi projetada, diz a Nokia, para gerenciar a conectividade de superfície entre o módulo de pouso e os veículos, realizando inclusive streaming de vídeo em alta definição, comunicações de comando e controle e dados de telemetria.

A Intuitive Machines pretende retransmitir os dados do LSCS de volta à Terra usando seu serviço de transmissão direta.

“Acreditamos que entregar o sistema 4G/LTE da Nokia à superfície lunar é um momento transformador na comercialização do espaço e na maturidade da economia lunar. Estamos dando passos cuidadosos para alcançar a sustentabilidade”, diz Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines.

O lançamento do módulo de pouso Athena da Intuitive Machines está previsto o fim de fevereiro no Centro Espacial Kennedy da NASA.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas