chatbots
Google Cloud
open finance

Após 2 anos de Open Finance, só 40% dos bancos se integraram ao sistema

Apesar de o Open Finance ter sido implementado há dois anos no Brasil, 40% das instituições financeiras analisadas por um estudo do Google Cloud e da R/GA estão atrás da concorrência e ainda oferecem serviços integrados ao sistema para os clientes. Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa Finfacts – descobertas e oportunidades que valorizam os […]

Publicado: 06/12/2025 às 18:48
Leitura
3 minutos
open finance
Construção civil — Foto: Reprodução

Apesar de o Open Finance ter sido implementado há dois anos no Brasil, 40% das instituições financeiras analisadas por um estudo do Google Cloud e da R/GA estão atrás da concorrência e ainda oferecem serviços integrados ao sistema para os clientes. Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa Finfacts – descobertas e oportunidades que valorizam os serviços financeiros analisou a experiência de contratação de produtos e serviços financeiros e o onboarding de clientes nos aplicativos das 21 principais instituições financeiras do País, incluindo bancos tradicionais e fintechs.

O estudo aponta que as empresas avaliadas apresentaram problemas para criar uma conta digital. Apenas 9% das instituições oferecem a opção de escanear documentos para facilitar o cadastro, diminuir etapas e evitar erros de digitação. Outro ponto de atrito é que 52% não deixam claro em qual etapa do processo de abertura de conta o usuário está, o que pode aumentar a taxa de desistência de potenciais clientes.

Leia também: Capgemini e Google Cloud criam Centro de Excelência em IA Generativa

A segurança também foi um aspecto observado. Ao menos 75% das instituições não identificam um CPF simulado no cadastro para abertura de conta, o que evidencia a necessidade de investimento em verificação de análise de identidade. Outra questão é que nenhuma das empresas analisadas solicita a reautenticação no aplicativo logo após o cliente bloquear a tela do celular, tornando o acesso mais fácil para alguém mal-intencionado.

Além disso, 50% das instituições ainda não oferecem recursos extras de segurança, como geolocalização, wifi e identificador de voz.

A pesquisa destaca também um ponto positivo: houve uma redução do tempo de abertura de conta em relação à primeira edição. Enquanto em 2022, 50% das instituições avaliadas demoravam 48 horas, em 2023 apenas 24% demoram 24 horas.

Cada vez mais populares, os chatbots têm sido usado pelas organizações para acelerar o atendimento ao cliente. O estudo, entretanto, revela que quase 30% tiveram uma avaliação ruim da experiência com chatbot e 55% das instituições permitem usar comando de voz. Esses dados representam uma melhoria em relação ao estudo de 2022, quando 62% tiveram uma avaliação ruim da experiência com chatbot e apenas 16% permitiam usar o comando de voz;

Outros dados que a pesquisa traz revelam que apenas 16% das instituições analisadas não oferecem a possibilidade de ativar o cartão digital antes da chegada do físico, o que representa uma evolução em relação ao ano anterior, quando essa taxa foi de 50%.

Para Marisa Kinoshita, gerente sênior de marketing do Google Cloud para o Brasil, as instituições financeiras têm uma excelente oportunidade para aprimorar ainda mais os seus serviços digitais e, assim, fidelizar usuários e atrair novos clientes.

“Neste sentido, oferecer um sistema seguro e com serviços personalizados é um desafio para as instituições financeiras, atualmente. Portanto, nunca o bom uso da tecnologia foi um fator tão decisivo na performance dessas empresas”, destaca.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas