carreira
ChatGPT
Desenvolvedores
DICAS
inteligência artificial
Programação

3 dicas para desenvolvedores adotarem IA no trabalho

Os avanços da Inteligência Artificial têm liberado os desenvolvedores de algumas de suas atividades mais repetitivas no dia a dia do trabalho. Muitos já recorrem à tecnologia para ganhar mais eficiência. Dados GitHub revelam que 92% dos programadores já utilizam a tecnologia em seu cotidiano. Tendo em vista a popularização do uso de IA entre […]

Publicado: 06/12/2025 às 13:52
Leitura
2 minutos
desenvolvedor, desenvolvedores, dev, programação, linguagens de programação, Biz
Construção civil — Foto: Reprodução

Os avanços da Inteligência Artificial têm liberado os desenvolvedores de algumas de suas atividades mais repetitivas no dia a dia do trabalho. Muitos já recorrem à tecnologia para ganhar mais eficiência.

Dados GitHub revelam que 92% dos programadores já utilizam a tecnologia em seu cotidiano. Tendo em vista a popularização do uso de IA entre desenvolvedores, Diego Fernandes, CTO e co-fundador da edtech Rocketseat, dá dicas de como implementar a IA na rotina corporativa para se tornar um diferencial na carreira.

1. Projetos Práticos e Relevantes

No desenvolvimento de projetos práticos, a Open AI oferece ferramentas, de grande valor para desenvolvedores que buscam integrar capacidades avançadas de processamento de linguagem natural (NLP) em suas aplicações.

Ao oferecer acesso simplificado a alguns dos modelos de linguagem mais sofisticados, ela facilita consideravelmente a incorporação de inteligência artificial em diversos projetos.

Veja também: Google Cloud e Nvidia expandem parceria com foco em IA generativa

2. Correção com IA de códigos

“Os bugs são as maiores frustrações que um desenvolvedor enfrenta no seu dia a dia. Hoje, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta que corrige deslizes que podem se tornar uma dor de cabeça depois”, comenta o CTO.

Um exemplo é o DeepCode, plataforma que corrige vulnerabilidades de segurança com correções pequenas que não introduzem novos problemas ao código. Segundo Fernandes, um ponto interessante é que o DeepCode não se restringe à análise da sintaxe e também revisa a intenção do código.

3. Personalização e Recomendação

A implementação de IA pode ajudar a criar experiências personalizadas para os usuários. Como na utilização de chatbots, assistentes virtuais ou sistemas de análise de sentimento, por um framework como a LangChain, por exemplo, somado a ferramentas específicas de LLM, bancos de dados, modelos, prompts etc.

“Essas aplicações podem melhorar a interação com os usuários e automatizar interações”, ressalta o CTO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas