8M
Arquivei
Dia Internacional da Mulher
Gupy
inclusão feminina
RD Station

3 empresas de tecnologia com iniciativas bem-sucedidas de inclusão feminina

O setor de TI enfrenta um problema estrutural de inclusão feminina, principalmente em cargos técnicos. Dados dos estudos Antes da TI, a Estratégia, e Diagnóstico comportamental do profissional de TI, ambos da IT Mídia, mostram que o número de profissionais de TI que se declaram do sexo feminino nas empresas não passa de 12%, enquanto em cargos […]

Publicado: 08/12/2025 às 22:26
Leitura
5 minutos
inclusão feminina, mulheres, rd, arquivei, gupy
Construção civil — Foto: Reprodução

O setor de TI enfrenta um problema estrutural de inclusão feminina, principalmente em cargos técnicos. Dados dos estudos Antes da TI, a Estratégia, e Diagnóstico comportamental do profissional de TI, ambos da IT Mídiamostram que o número de profissionais de TI que se declaram do sexo feminino nas empresas não passa de 12%, enquanto em cargos de liderança o número é ainda pior – 10%.

CONFIRA: o especial de Dia Internacional da Mulher do IT Forum

Se o cenário geral é de desolação, é possível identificar bons exemplos vindos do mercado, com números substanciais apresentados. O que há de comum entre eles é a seriedade com que se leva a questão da inclusão feminina, e que leva inclusive ao envolvimento das cúpulas das companhias.

O IT Forum separou, logo abaixo, três – mas não únicos – exemplos de caminhos a serem seguidos.

Arquivei

Na Arquivei, startup que fornece uma plataforma de gerenciamento de documentos fiscais, 37,5% do corpo de diretores (ou C-levels) são mulheres, percentual acima da média de mercado. No quadro total de funcionários, 44% são mulheres, sendo 45,5% em posições de liderança – coordenação, gerência e diretoria. No total são 370 colaboradores.

Isis Abbud, Arquivei. Foto: Divulgação

Isis Abud. Foto: Divulgação

“Valorizamos pessoas que buscam fazer a diferença e sabemos que isso independe de crença, gênero, orientação sexual, cor de pele, ou classe social. Essa premissa é intrínseca à nossa cultura e isso faz com que todos vislumbrem as mesmas oportunidades de carreira”, explica Renata Baccarat, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Arquivei.

A empresa é liderada pela engenheira de produção Isis Abbud, co-founder e co-CEO da empresa desde 2022. A executiva é responsável pessoalmente pelo VOA, programa de capacitação de jovens mulheres em tecnologia, comunicação e liderança. O programa começou em 2022 e capacitou meninas entre 14 e 17 anos que cursam o Ensino Médio em escolas públicas de São Carlos (SP).

área de Customer Success da Arquivei é que tem proporcionalmente o maior time feminino: 73%. Na sequência vem a área de Pessoas & Cultura e Vendas, com 67% cada.

Gupy

A Gupy, empresa fornecedora da conhecida plataforma de seleção para recursos humanos, anunciou essa semana que são 53% as mulheres em todos os níveis hierárquicos da empresa – muito embora a área de tecnologia seja formada em apenas 25% por mulheres. No entanto a liderança da área de tecnologia é composta por 52,9% de mulheres, e a área de produto possui a maior representatividade feminina: 75%.

Turah Xavier, Gupy

Turah Xavier. Foto: Divulgação

Outro dado destacado pela empresa é de funcionárias mulheres com interseccionalidade (negras, LGBTs ou com deficiência), que alcançou a marca de 35%, superando a meta de 30%. Segundo a empresa, os resultados se devem ao Manifesto de Diversidade, lançado em 2021, que estabelece compromissos de diversidade para a empresa até 2024.

Segundo a Gupy, o fato da empresa ser fundada por duas empreendedoras (de um total de quatro fundadores) traz um reflexo positivo em suas operações. Turah Xavier, CTO da Gupy, diz que a diversidade faz parte das metas da diretoria e são cascateadas para todas as áreas: “Além de incluir em nosso Manifesto de Diversidade uma meta em relação à representatividade feminina no time, também fizemos o mesmo especificamente para o time de tecnologia, o que é um dos nossos maiores desafios atualmente”, diz.

RD Station

Outra empresa que superou metas de inclusão feminina foi a RD Station, atualmente controlada pela Totvs. A empresa anunciou um compromisso de aumentar para 30% a participação feminina no time interno de engenharia até 2023, e terminou 2022 com 21% – mas celebrou já em março desse ano a marca de 30% de mulheres em engenharia e 34,6% na liderança de tecnologia.

gabriela baptista, rd stationGabriela Baptista. Foto: Reprodução/LinkedIn

Segundo a empresa, o tema se tornou pauta recorrente e exigiu planejamento e esforço contínuo, inclusive com programas de formação para desenvolvedoras em início de carreira, vagas afirmativas e envolvimento direto da alta liderança. 

“Desde 2016 começamos a ter um olhar ainda mais atento para o tema com a criação do grupo das Tech Ladies, e com isso aumentamos em mais de sete vezes a participação de mulheres nesta área. E, embora sejam crescimento expressivos, sabemos que ainda precisamos avançar e percorrer um longo caminho para que de fato exista uma equidade”, diz Bruno Ghisi, CTO e co-founder da RD Station

Uma das ações desenvolvidas para alcançar o resultado foi garantir que no mínimo 50% das vagas destinadas às áreas de tecnologia fossem preenchidas por mulheres.

“Em nosso dia a dia, garantimos que conversas sobre carreira de mulheres do time de engenharia e produto estão acontecendo de forma estruturada para que se desenvolvam e tenham evoluções nas áreas, passando a ocupar camadas elevadas de gestão e tomadas de decisão na RD”, diz Gabriela Baptista, líder de diversidade e inclusão da RD. “Estamos sempre em busca de oferecer as melhores oportunidades e ampliar a nossa diversidade. Não é tarefa simples, mas também não é algo que fazemos apenas uma vez ao ano, é um trabalho constante de observação interna e externa para entender quais os melhores passos.”

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas