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70% das compras no e-commerce são feitas em dispositivos móveis

A maior parte das compras feitas no e-commerce na América Latina é concluída em dispositivos móveis. De acordo com um estudo recente da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), 70% do comércio eletrônico da região já é móvel. Na avaliação de Nathan Marion, gerente geral da Yuno, empresa de software especializada em meios de pagamento, esse […]

Publicado: 11/12/2025 às 03:08
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Construção civil — Foto: Reprodução

A maior parte das compras feitas no e-commerce na América Latina é concluída em dispositivos móveis. De acordo com um estudo recente da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), 70% do comércio eletrônico da região já é móvel.

Na avaliação de Nathan Marion, gerente geral da Yuno, empresa de software especializada em meios de pagamento, esse cenário se dá graças a diversas facilidades na hora de pagar pelas compras por meio de aparelhos móveis. Facilitam métodos como A2As (Account-to-Account, categoria do qual o Pix faz parte), card-on-file e a tokenização.

No e-commerce brasileiro, o crescimento do Pix deve representar 38% das vendas online até 2026.

Marion alerta que os dados do estudo devem servir de referência para as empresas do setor se digitalizarem rapidamente.

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“O crescimento do mobile no e-commerce na América Latina é estrondoso nos últimos anos. Com isso, quem não está preparado tanto do ponto de vista de user experience quanto de pagamentos perde sensivelmente a conversão, já que não conta com uma jornada otimizada, não dispõe de serviços mínimos, não tem métodos de pagamento simples para celular etc”, comenta.

Para o especialista, é preciso considerar que a jornada de uso do celular no e-commerce deve ser mais dinâmica, pois o usuário pede por maior rapidez, com muito menos paciência para etapas adicionais, incluindo a necessidade de fornecer informações no processo do checkout, já que fazer isso via mobile é muito mais trabalhoso do que no computador.

“Dessa maneira, o processo tem que ser fluido, rápido, e com uma boa experiência do ponto de vista de processo. Podemos citar como exemplos de facilitadores medidas como tokenização, card on file e account to account (A2A)”, destaca.

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