5G
Algar Telecom
Brasil
Centro de telecomunicações
Grupo Algar
Pesquisas

Algar Telecom é primeira empresa realizar prova de conceito com Open RAN

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, é a primeira companhia participando de testes fim a fim com Open RAN no Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, iniciativa da IBM, Flex e FIT (Flex Institute of Technology). Isso inclui provas de conceito e testes de avaliação para comprovar a viabilidade […]

Publicado: 06/12/2025 às 05:51
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, é a primeira companhia participando de testes fim a fim com Open RAN no Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, iniciativa da IBM, Flex e FIT (Flex Institute of Technology). Isso inclui provas de conceito e testes de avaliação para comprovar a viabilidade de outras soluções de telefonia móvel avançadas que irão acelerar a adoção de 5G no Brasil.

O Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, será um local para pesquisas e testes para ajudar operadoras de telecomunicações e empresas a avaliarem formas de impulsionar tecnologias de nuvem híbrida aberta em redes móveis 5G na América Latina. A iniciativa utiliza arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), em um ambiente simulado para as empresas testarem suas inovações.

Leia também: FCA anuncia nova empresa para ofertar veículos por assinatura

“A tecnologia Open RAN tem o potencial de trazer uma série de vantagens para o setor de telecomunicações como um todo. Entre elas, estão a redução de custos de CAPEX e OPEX e a maior independência no mercado de acesso, permitindo a entrada de novos parceiros além dos grandes players”, comenta Luis Lima, vice-presidente de Operações, Tecnologia e Evolução Digital da Algar Telecom.

À medida que o 5G e o edge computing evoluem, as telcos estão transformando suas redes em plataformas flexíveis que podem ser dimensionadas para suportar volumes crescentes de dados complexos. Uma arquitetura baseada em open source ajuda a expandir o ecossistema de parceiros e oferece flexibilidade para telcos e empresas para construir e implementar novos aplicativos em qualquer nuvem ou ambiente on-premises de sua escolha.

A IBM se comprometeu a adotar a arquitetura Open RAN, junto com muitas outras empresas, como a base para a camada RAN das redes 5G.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas