AMD: eficiência energética guiou desenvolvimento de novos Epyc

Conforme os custos energéticos escalam ao redor do globo e preocupações com impacto ambiental avançam, a discussão sobre eficiência energética tem se tornado uma prioridade cada vez maior para data centers modernos. A AMD está atenta a essa tendência. Durante o evento de lançamento dos seus novos Epyc ‘Genoa’, Lisa Su, CEO da AMD, falou […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:13
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Conforme os custos energéticos escalam ao redor do globo e preocupações com impacto ambiental avançam, a discussão sobre eficiência energética tem se tornado uma prioridade cada vez maior para data centers modernos. A AMD está atenta a essa tendência.

Durante o evento de lançamento dos seus novos Epyc ‘Genoa’, Lisa Su, CEO da AMD, falou abertamente sobre como a questão da eficiência energética é uma prioridade para clientes – e sobre como isso impactou a arquitetura dos novos processadores de data center da companhia.

“Quando conversamos com nossos maiores clientes, o que eles nos dizem é que, neste período de ampliação da construção de data centers em nuvem, eles não estão sendo mais limitados pela oferta de espaço, mas pela capacidade de fornecer energia”, disse a executiva durante uma conversa com a imprensa no evento.

Questionado pelo IT Forum, Ram Peddibhotla, vice-presidente corporativo da divisão Epyc, afirmou que a preocupação com a eficiência energética foi uma das “estratégias fundamentais” do design da arquitetura da nova geração e algo que guiou seu desenvolvimento interno desde o princípio.

“Você não alcança esse nível de desempenho e eficiência sem começar com isso a partir do dia zero”, explicou. “Você precisa partir disso porque os elementos fundamentais do núcleo, e os circuitos que o envolvem, precisam ser eficientes. Então, quando você monta o chip por completo, ele também será eficiente – quando você tiver o núcleo, mas também todos os circuitos ao redor, construídos para a eficiência.”

Leia mais: AMD busca liderança em data centers com Epyc de quarta geração

Um dos benchmarks revelados pela AMD durante o evento de lançamento dos Epyc ‘Genoa’ foi o de desempenho por Watt. No teste, um novo Epyc ‘Genoa’ 9654, de 96 núcleos, alcançou um índice 2,6 vezes superior ao rival Xeon Platinum 8380, de 40 núcleos, da Intel. A comparação, vale destacar, foi realizada entre um chip de quarta geração da AMD e um de terceira geração da Intel, uma vez que os Xeon de quarta geração só devem chegar oficialmente em 2023.

Segundo Peddibhotla, o reforço na eficiência energética dos ‘Genoa’ deve ajudar a AMD em dois cenários: os que tiverem uma situação de implantação legada, onde restrições pré-existentes de energia e resfriamento estão presentes, clientes poderão tirar mais performance dos processadores; por outro lado, os que se tiverem acesso a uma infraestrutura moderna de energia e resfriamento terão potência superior com um consumo menor.

Na nova geração dos chips, a AMD também expande uma estratégia iniciada no ano passado: lançar chips em diferentes otimizações para atender a necessidades específicas de clientes. De acordo com vice-presidente da divisão Epyc, a estratégia surgiu de um misto de demanda de clientes e de oportunidade de negócio identificada pela empresa. “Nós temos uma linha de processadores de propósito geral, e acreditamos que ela aborda grande parte das cargas de trabalho de todos os mercados”, explicou. “Mas também há pontos de otimização”.

Nesta geração, a AMD lança o Epyc ‘Genoa’, de propósito geral; ‘Bergamo’ para computação nativa em nuvem; ‘Genoa-X’ para computação técnica; e ‘Siena’ para telecomunicações e borda. As otimizações consistem em uma maior ou menor densidade de threads e de “performance por dólar” investido, mas também nos índices de performance por Watt. Estes três últimos, vale lembrar, só chegam em 2023.

“Acho que a necessidade por eficiência energética continuará a crescer e a necessidade por otimizações continuará a crescer. E é isso que estamos tentando fazer”, comentou sem antecipar detalhes sobre as outras otimizações dos chips Epyc de quarta geração. “No futuro, continuaremos tendo mega data centers, data centers de borda e data centers que combinam um pouco dos dois elementos. As características comuns entre eles continuarão sendo eficiência e desempenho”.

*O repórter viajou a São Francisco a convite da AMD

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas