análise
framework
futurismo
IT Forum Trancoso
Lorena Borja
tendências

Analisar tendências é essencial para saber onde investir

Qual a diferença entre buzz e tendência? Lorena Borja, futurista e professora de tendências de comportamento e consumo da ESPM e IED, em sua palestra “Esta tendência cabe no meu negócio?”, no IT Forum Trancoso, falou sobre essa e outras provocações. “Nas tendências, a gente organiza e entende onde estão as propriedades comuns. Quais são […]

Publicado: 06/12/2025 às 20:42
Leitura
2 minutos
Lorena Borja, futurista e professora de tendências de comportamento e consumo da ESPM e IED
Construção civil — Foto: Reprodução

Qual a diferença entre buzz e tendência? Lorena Borja, futurista e professora de tendências de comportamento e consumo da ESPM e IED, em sua palestra “Esta tendência cabe no meu negócio?”, no IT Forum Trancoso, falou sobre essa e outras provocações.

“Nas tendências, a gente organiza e entende onde estão as propriedades comuns. Quais são as características que se agrupam para entender padrões de comportamento”, explicou a especialista. Dentro deste universo, é necessário entender o que há de novo no mercado, qual o DNA da empresa, o que acontece na concorrência e qual a cultura do consumidor e do mercado. “A gente precisa desenvolver um olhar qualitativo para as pessoas”, complementou.

No passado, o problema era a falta de acesso à informação. Hoje, o desafio é entender quais informações são relevantes. Dessa forma, saímos da Era da Informação e chegamos na Era da Curadoria. Também muda, segundo Lorena, o sentimento de FOMO (Fear of Missing Out – ou Medo de Perder, em português) para o JOMO (Join of Missing Out – Prazer em Perder, em português).

“É preciso começar a trabalhar com a verdade e olhar com profundidade o consumidor. Eu preciso adotar todas as tendências de mercado? Ou eu preciso gerar valor para o meu negócio?”, indaga a especialista.

Ao falar especificamente de metaverso – um dos grandes temas do evento – ela alertou: “os consumidores não estão esperando as empresas rodarem as novas experiências da maneira mais perfeita possível. Os consumidores estão na jornada com vocês. É o momento de se arriscar em algumas coisas e fazer alguns testes”.

Para ajudar na análise de quais tendências realmente valem a pena, Lorena criou o Framework de Aderência de Inovações:

– Compatibilidade com o sistema de valores

– Vantagem relativa

– Complexidade ou facilidade de transição

– Possibilidade de testar

– Visibilidade da mudança e seus benefícios

“Nós precisamos olhar para os gaps nesse Framework, quais elementos não estão dentro do esperado e como solucionar essa questão. A partir disso, o negócio terá a dimensão de quais tendências investir”, finalizou.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas