Um novo estudo comparou as ações climáticas de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo. O levantamento avaliou as iniciativas de sustentabilidade da Apple, Dell, Google, HP, Microsoft e Nvidia. De acordo com o estudo da organização sem fins lucrativos Stand.earth, a Apple se destacou por ser a única entre as gigantes da tecnologia […]
Um novo estudo comparou as ações climáticas de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo. O levantamento avaliou as iniciativas de sustentabilidade da Apple, Dell, Google, HP, Microsoft e Nvidia. De acordo com o estudo da organização sem fins lucrativos Stand.earth, a Apple se destacou por ser a única entre as gigantes da tecnologia a estabelecer metas claras para que seus fornecedores adotem energia renovável.
A pesquisa também enfatizou a importância de as empresas adotarem uma abordagem estratégica na aquisição de energia renovável. Muitas redes de energia ainda não possuem capacidade suficiente de energia solar e eólica para atender às metas de neutralidade de carbono das empresas, levando muitas delas, incluindo a Apple, a comprar Certificados de Energia Renovável (RECs).
No entanto, o estudo aponta que essa prática muitas vezes não é suficiente para aumentar a disponibilidade de energia limpa, especialmente se os RECs não forem diretamente vinculados à geração de energia renovável.
Leia mais: Indústria de IA pode igualar consumo de energia da Holanda até 2027
A Apple anunciou a meta de alcançar neutralidade de carbono em todas as suas operações e cadeia de suprimentos até o final da década. Os fornecedores da empresa registraram um aumento significativo em sua adoção de energia limpa entre 2021 e 2022. Este ano, aproximadamente 300 fornecedores se comprometeram a utilizar exclusivamente energia limpa em seus processos de produção para produtos Apple até 2030.
Embora a Apple tenha se destacado no estudo por seu compromisso em direção à neutralidade de carbono e iniciativas para que seus fornecedores adotem energias renováveis, outro relatório, divulgado separadamente, questionou a capacidade de verificação pública das alegações de neutralidade de carbono da empresa. Isso ocorre devido à falta de divulgação dos dados de emissões de seus fornecedores, segundo informações do The Verge.
Um relatório do Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais (IPE) alega que a Apple parou de solicitar que seus fornecedores relatem suas emissões este ano.
A pesquisa também enfatizou a importância da colaboração entre as empresas de tecnologia para enfrentar as mudanças climáticas. Ela ressaltou que a falta de colaboração e ação unificada entre as líderes do setor ainda são desafios significativos.
O The Verge contatou as empresas mencionadas no relatório. A Nvidia informou que continua envolvendo fornecedores para avaliar iniciativas de redução de emissões na cadeia de suprimentos. Outras empresas não responderam prontamente ou optaram por não comentar publicamente.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações do The Verge