carros autônomos
Carros conectados
Qualcomm

Carros conectados à nuvem: os planos da Qualcomm para o setor automotivo

A indústria automotiva e o ecossistema que busca digitalizá-la tem planos ambiciosos para tornar o carro a próxima grande plataforma de computação e conectividade. Nessa terça-feira (26), a Qualcomm Technologies anunciou novidades de sua divisão Automotive Qualcomm Autobusiness que ampliam a parceria com montadoras e avançam a tecnologia para painéis conectados. Neste roadmap, a quinta geração […]

Publicado: 08/12/2025 às 00:20
Leitura
5 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A indústria automotiva e o ecossistema que busca digitalizá-la tem planos ambiciosos para tornar o carro a próxima grande plataforma de computação e conectividade. Nessa terça-feira (26), a Qualcomm Technologies anunciou novidades de sua divisão Automotive Qualcomm Autobusiness que ampliam a parceria com montadoras e avançam a tecnologia para painéis conectados. Neste roadmap, a quinta geração de telefonia móvel, o 5G, desempenha grande papel para conectar veículos à nuvem.

Leia também: Qualcomm Technologies nomeia brasileiro Cristiano Amon como CEO global

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Technologies, destacou durante o evento “Automotive Redefined: Technology Showcase”, realizado virtualmente nesta semana, que o ecossistema por trás do 5G irá gerar até o ano de 2035, mais de US$ 13 trilhões em atividades econômicas. Os dados são de um estudo de 2019 da IHS Markit feito a pedido da Qualcomm. “É uma oportunidade incrível para a economia global e principalmente para momentos de recuperação econômica”, disse Amon ao referenciar a pandemia de covid-19.

E nesta estimativa generosa para o 5G se encontram os carros conectados e autônomos. “Um dos dispositivos que tem sido transformado é o automóvel. A indústria tem se desenvolvido em um ritmo incrível”, disse Amon. Se o setor vinha se adaptando para entregar conectividade a partir do painel de veículos, agora, com o 5G e o avanço da edge computing, espera-se que os carros se tornem essa grande interface de computação e, claro, destravem novos modelos e oportunidades de negócio.

“A era do 5G não é sobre só conectar todos, mas tudo conectado a nuvem 100% do tempo”, reforçou Amon. “E da mesma forma que o 4G democratizou o acesso à Internet, o 5G irá democratizar a computação para nuvem e daremos à Inteligência Artificial propósito e escala”, acrescentou.

Uma indústria em adaptação

Não é de hoje que as montadoras têm quebrado a cabeça para atualizar uma invenção com mais de 130 anos. Com estudos de tendência de mercado apontando que novas gerações priorizam o serviço sobre a propriedade do automóvel, como a indústria agregará valor para novos consumidores? “Nós vamos mudar fundamentalmente a forma como pensamos sobre o core business da indústria. Como pensamos a experiência do consumidor e suas expectativas no futuro. Expectativas de acesso e imersão que vieram da experiência com nossos smartphones. Essas serão traduzidas no que será a nova experiência atrás do volante”, descreveu Amon.

De olho nessa indústria emergente, a Qualcomm Technologies, por meio de sua divisão Automotive Business, anunciou novidades que buscam avançá-la. A companhia revelou a expansão do seu portfólio Snapdragon Ride Platform com o lançamento de soluções System on chip (SoCs) desenhadas para entregar distintos níveis de autonomia para automóveis.

Segundo a Qualcomm, tais SoCs atendem à complexidade crescente da arquitetura elétrica e eletrônica da indústria automotiva. Da mesma forma, servem como hub central para computação de alto desempenho, visão computacional, Inteligência Artificial e processamento multissensor – capacidades essenciais para uma visão holística dos carros autônomos.

Nesses sistemas, explica a fabricante, há recursos integrados à Qualcomm Car to Cloud Soft SKU. Essa integração dá às fabricantes a flexibilidade de atualizar recursos e capacidades mesmo após um veículo sair da concessionária. Essas atualizações over-the-air (OTA) dão ao proprietário do veículo a possibilidade de receber novidades constantes do sistema, incluindo, recursos redundantes de segurança, garante a Qualcomm, esticando-se ao longo do ciclo de vida do veículo.

A estrutura programável do Snapdragon Ride também é aberta, o que permite aos fabricantes personalizar a plataforma para os requisitos que lhes convêm, incluindo percpeção de câmera, fusão de sensores, política de direção e estacionamento automatizado.

“O portfólio Snapdragon Ride Platform acelera a implantação de ADAS [acrônimo para Advanced Driving Assistance Systems] e tecnologia autônoma para montadoras que podem ser personalizadas e dimensionadas em todos os segmentos de veículos”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e General Manager da divisão Autobusiness da Qualcomm.

Nakul Duggal, SVP e General Manager da divisão Qualcomm Automotive 

Expansão de parcerias

Parte importante na experiência das novas gerações de carros são os painéis digitais ou os chamados digital cockpits. A terceira geração do Snapdragon Automotive Cockpit Platform, que alimenta essas experiências digitais nos bastidores, se mostrou popular na adoção da indústria. Vinte das 25 maiores montadoras globais firmaram contratos com a Qualcomm para utilizarem a plataforma, um pipeline de pedidos que ultrapassam os US$ 8 bilhões, segundo a Qualcomm. Carros que se baseiam nessa terceira geração do Snapdragon Automotive serão comercializados ainda neste ano.

Além das montadoras, gigantes em tecnologia como LG, Google, Panasonic e Amazon, também são parceiras para avançar a experiência de interfaces digitais usando a 3ª Geração da plataforma. A companhia aproveitou o evento para também introduzir a 4ª Geração do Snapdragon Automotive Cockpit Platforms. O chip em questão usa tecnologia 5nm. Segundo a Qualcomm, a novidade foi desenhada para oferecer escalabilidade e flexibilidade de software com suporte para sistemas operacionais em tempo real.

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas