Abria
associações
PL 2.338/2023
PL da IA
regulação
Senado Federal

Em carta, associações pedem mais tempo para debater PL da IA

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), em conjunto com diversas outras organizações, principalmente do setor de tecnologia, divulgaram na terça-feira (18) uma carta aberta coletiva em que pedem mais tempo e debates sobre o texto do Projeto de Lei 2.338/2023, do Senado Federal, que busca regular o tema. Assinam a carta, além da Abria, […]

Publicado: 06/12/2025 às 09:47
Leitura
2 minutos
IA, Inteligência Artificial, regulação, data fabric
Construção civil — Foto: Reprodução

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), em conjunto com diversas outras organizações, principalmente do setor de tecnologia, divulgaram na terça-feira (18) uma carta aberta coletiva em que pedem mais tempo e debates sobre o texto do Projeto de Lei 2.338/2023, do Senado Federal, que busca regular o tema.

Assinam a carta, além da Abria, a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI), Conselho Digital do Brasil (CD), Endeavor, FecomercioSP e Movimento Inovação Digital (MID).

O documento pede “continuidade e ampliação” dos “debates regulatórios sobre a IA no Brasil”. E conclama por participação ampla e multissetorial, “garantindo uma regulamentação inclusiva, equilibrada e eficaz para o futuro do desenvolvimento tecnológico no país”.

Para as organizações, “é essencial que sejam debatidas exaustivamente alternativas regulatórias que equilibrem inovação com a necessidade de uso e desenvolvimento ético de IA no Brasil”. E dizem que o debate não pode se limitar ao “que hoje se conhece do PL 2.338/2023”.

Leia também: Valor da IA é mensurado a partir de produtividade e eficiência

Atualmente o projeto de lei está sendo debatido pela Comissão Temporária de Inteligência Artificial (CTIA) do Senado, com possibilidade de o texto ir à votação rapidamente após aprovação na comissão. Na avaliação das organizações signatárias, a pressa na aprovação do texto é injustificada.

Luis Fernando Prado, sócio do Prado Vidigal Advogados e conselheiro da Abria, diz que quanto mais espaço de debates houver, melhor. “Diante da acelerada tramitação do PL 2.338/2023, há diversas organizações e setores que serão fortemente impactados pela futura regulação que ainda não conseguiram se ambientar no debate”, diz.

O especialista diz que “a comunidade técnica ainda não foi ouvida, especialmente os empreendedores brasileiros”. E que “não se pode construir uma regulação sem que haja participação efetiva daqueles que serão seus principais afetados”.

A carta aberta pode ser lida, na íntegra, nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas