amazon
aws
claro
Cloud Computing
Embratel
inovação
nuvem

Claro, Embratel e AWS anunciam acordo estratégico de nuvem

A Claro, a Embratel (ambas empresas do grupo América Móvil) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram conjuntamente nesta sexta-feira (26) uma parceria para impulsionar a adoção de aplicações em nuvem no país. Com o acordo, a participação dos produtos de nuvem da Amazon cresce na estratégia de inovação e nos lançamentos de serviços e […]

Publicado: 08/12/2025 às 17:50
Leitura
3 minutos
Gartner
Construção civil — Foto: Reprodução

A Claro, a Embratel (ambas empresas do grupo América Móvil) e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram conjuntamente nesta sexta-feira (26) uma parceria para impulsionar a adoção de aplicações em nuvem no país. Com o acordo, a participação dos produtos de nuvem da Amazon cresce na estratégia de inovação e nos lançamentos de serviços e produtos da Claro (que atende consumidores finais) e da Embratel (B2B e governo).

Não foram revelados valores.

A primeira iniciativa é a adoção da nuvem da AWS em um Centro de Excelência de Cloud (Cloud Center of Excellence, ou CCoE). A estrutura apoia a adoção de soluções em diversas iniciativas, segmentos e portfólios da empresa. A AWS capacitou cerca de 350 especialistas da Claro, e as empresas devem ainda compartilhar esforços comerciais, de desenvolvimento e de suporte.

Leia mais: Com visão de produto, TI da Claro avança transformação digital

Além do CCoE e da atuação conjunta com aplicações em nuvem, a integração de novas soluções da AWS no portfólio da Claro e da Embratel também deve ocorrer nesse período. São exemplos as ofertas de serviços gerenciados de computação e armazenamento (AWS Outposts) e edge computing (AWS Wavelength).

Em comunicado conjunto, as empresas dizem que a nuvem é primordial na evolução do negócio e dos serviços das operadoras. Isso deve ser ainda mais importante com a chegada do 5G, que deve potencializar a criação de soluções digitais que usam a nuvem, particularmente edge computing, que “será crucial para reduzir latência e possibilitar controle e automação de processos em tempo real”.

Outro ponto de melhoria anunciado pela parceria é na infraestrutura de rede fixa e móvel. Cada vez mais baseadas em software, a nuvem viabiliza uma arquitetura de serviços e virtualização de elementos e funções de missão crítica aprimoradas, diz a empresa.

Transformação interna

Com o anúncio, a Claro também promete acelerar a transformação dos processos internos, usando metodologia ágil no desenvolvimento de soluções, incluindo comércio eletrônico, atendimento digital, sistemas de gestão, automatização e produtividade. No segmento de grandes empresas e governo, a Claro também quer expandir a atuação em soluções de Internet das Coisas, com arquiteturas baseadas em microsserviços, através da Embratel.

“Com a tecnologia 5G, cada vez mais será necessário o processamento de aplicações de alta performance e baixa latência. Trata-se do momento ideal para fortalecermos a parceria com a AWS”, diz em comunicado Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas