CPqD
Gov.br
governo digital
identidade digital
MGI

CPQD e Governo Federal anunciam acordo para uso de identidade digital descentralizada

O CPQD e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) anunciaram, na terça-feira (12), um acordo de cooperação técnica para testar usos de tecnologias de identidade digital descentralizada em serviços públicos. Com dois anos de vigência, o acordo prevê um piloto com usuários de uma unidade […]

Publicado: 06/12/2025 às 06:32
Leitura
2 minutos
Imagem de uma impressão digital luminosa em tom azul sobre um fundo de circuito eletrônico escuro. Acima da impressão digital, diversos números binários (0 e 1) se elevam como feixes de luz, representando conceitos de identidade digital, biometria e segurança de dados (impressão digital, cpqd, identidade digital, id, identificação, biometria, biométrico, fraude)
Construção civil — Foto: Reprodução

O CPQD e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) anunciaram, na terça-feira (12), um acordo de cooperação técnica para testar usos de tecnologias de identidade digital descentralizada em serviços públicos. Com dois anos de vigência, o acordo prevê um piloto com usuários de uma unidade específica da administração federal a ser definida.

“A intenção é utilizar identidade digital descentralizada para dar mais segurança e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao portal GOV.BR pelo usuário, que não precisará mais digitar login e senha”, explica em comunicado Fernando Marino, gerente de soluções de blockchain do CPQD.

A promessa é que essa tecnologia permita a emissão e a verificação de dados autenticados “de forma segura, no formato de uma credencial verificável”, diz o especialista.

Leia também: Brasil é o país da América Latina que mais sofre ataques em sistemas Linux

A SGD é, entre outras coisas, responsável pelo GOV.BR, principal portal de acesso a serviços de governo digital do Brasil com 160 milhões de usuários cadastrados e 4.400 serviços digitais atrelados e disponíveis.

Segundo Marino, o CPQD já realizou provas de conceito em parceria com a SGD/MGI. O objetivo foi avaliar o uso de credenciais verificáveis para acesso ao GOV.BR.

“O objetivo agora é evoluir para um piloto com usuários de uma área específica, que poderão acessar o portal com sua credencial verificável, de forma mais fácil e segura. Outra vantagem é que essa credencial poderá ser reutilizada para acesso a outros serviços de governo, ou mesmo do setor privado”, acrescenta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas