Dell
Dell Technologies

De olho no futuro ‘tudo como serviço’, Dell lança Projeto Apex e ‘controle único’ para a nuvem

A Dell Technologies anunciou nesta quarta-feira (21/10) uma nova estratégia sob o nome de Project Apex que colocará todo o portfólio de produtos e soluções da companhia sob o modelo as-a-service. A gigante de tecnologia também lançou o que chamou de cloud console de olho no mercado que cresce e se distribuiu entre on premise, […]

Publicado: 07/12/2025 às 21:08
Leitura
4 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Dell Technologies anunciou nesta quarta-feira (21/10) uma nova estratégia sob o nome de Project Apex que colocará todo o portfólio de produtos e soluções da companhia sob o modelo as-a-service. A gigante de tecnologia também lançou o que chamou de cloud console de olho no mercado que cresce e se distribuiu entre on premise, multicloud ou ainda caminha para a borda (edge). Os anúncios marcaram o primeiro dia do Dell Technologies World que, neste ano, aconteceu virtualmente.

Segundo Jeff Clarke, Chief Operating Officer, da Dell Technologies, o Project Apex dará aos clientes uma experiência consistente e simples que vai desde os PCs da Dell até a infraestrutura de TI. Vale lembrar que os esforços renovados da empresa de Michael Dell, que vão em direção a um mundo mais híbrido em termos de armazenamento, vêm um ano depois da companhia lançar o Dell Technologies Cloud. Este pretendia ser, até então, o ponto central para gerenciar implantações em várias nuvens.

Em coletiva de imprensa, Clarke explicou que o Project Apex será o “guarda-chuva” das soluções sob demanda da Dell. “Estamos facilitando e tornando mais flexível o acesso e estimulando serviços em nuvem”, acrescentou Michael Dell durante a mesma coletiva.

Com o Project Apex, clientes poderão contratar serviços de armazenamento, servidores, equipamentos de rede, infraestrutura hiperconvergente, PCs e soluções mais amplas da Dell Technologies – tudo em uma oferta sob demanda.

O reposicionamento da Dell Technologies não é isolado entre os fornecedores de data center. A HPE também anunciou um roadmap que colocará todo seu portfólio como serviço. A transformação digital acelerada das companhias mundo afora justificam os esforços das organizações como Dell e HPE nesse horizonte.

“Até o fim de 2021, a agilidade e a adaptabilidade do consumo de produtos como serviço gerará um aumento de três vezes na demanda por infraestrutura no local entregue no formato de soluções de consumo flexível/como serviço”, destacou Rick Villars, vice-presidente de Grupo, Worldwide Research no IDC.

Um controle único para a nuvem

O mundo multicloud e híbrido atende a diferentes demandas de acordo com as necessidades de cada negócio. A pluralidade é sempre positiva, entretanto, ela acrescenta camadas de complexidade e tende a sobrecarregar as já sobrecarregadas equipes de TI. A Dell Technologies diz que conta com uma resposta para isso com o seu novo Dell Technologies Cloud Console.

A plataforma on-line se propõe a unificar e integrar as interfaces de nuvem dos clientes e, claro, é as-a-Service. A Dell promete que, com alguns cliques, os clientes podem navegar por um mercado de serviços e soluções e adquirir uma solução como serviço ou baseada em nuvem para atender rapidamente a suas necessidades. Segundo a companhia, os clientes também podem implantar cargas de trabalho, gerenciar seus recursos de nuvens múltiplas, monitorar seus custos em tempo real e ainda adicionar recursos.

A companhia também destacou a oferta de armazenamento as-a-Service (STaaS), que estará disponível no primeiro semestre de 2021. Integrado ao Dell Technologies Cloud Console, o STaaS oferece serviços escaláveis e elásticos com uma infraestrutura subjacente que pode ser implementada, adquirida e gerenciada no local pela Dell Technologies.

Disponibilidade

O Dell Tech Cloud Console ​está disponível como prévia pública nos Estados Unidos e a disponibilidade na EMEA (países que compõem Europa, Oriente Médio e África) está planejada para o primeiro trimestre de 2021. O Dell Technologies Storage as-a-Service estará disponível nos EUA no primeiro semestre de 2021. A companhia ainda não divulgou o calendário de lançamento para a América Latina.

 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas