digitalização
exportação
importação
Thomson Reuters
transformação digital

Empresas estão atrasadas na digitalização da gestão de exportações 

Metade das empresas de importação e exportação em todo o mundo está atrasada ou em estágio inicial da adoção de soluções digitais em processos de gestão, revelou uma pesquisa do Thomson Reuters Institute. A adoção de tecnologias de gerenciamento de comércio exterior, de acordo com o relatório, não é tão difundida ainda, o que pode […]

Publicado: 11/12/2025 às 19:55
Leitura
2 minutos
digitalizacao comercio exterior
Construção civil — Foto: Reprodução

Metade das empresas de importação e exportação em todo o mundo está atrasada ou em estágio inicial da adoção de soluções digitais em processos de gestão, revelou uma pesquisa do Thomson Reuters Institute. A adoção de tecnologias de gerenciamento de comércio exterior, de acordo com o relatório, não é tão difundida ainda, o que pode comprometer questões de compliance.

Segundo o estudo, quase um quinto (19%) dos profissionais respondeu que a empresa onde trabalha ainda está operando em ambientes altamente isolados, com sistemas diferentes para cada região e/ou unidade de negócios, limitando severamente sua capacidade de compartilhar, comparar e analisar os dados comerciais de seus negócios.

Leia também: Demanda por data centers traz desafios sobre metas sustentáveis

“Qualquer organização envolvida em atividades de importação/exportação deve entender que um negócio saudável depende do fortalecimento de seu sistema de gestão do comércio internacional. E isso não é possível sem um foco em inovação tecnológica em áreas como análise de dados, inteligência artificial (IA) e mobilidade”, disse Luciano Idésio, VP do segmento de corporates da Thomson Reuters na América Latina.

O estudo foi realizado com profissionais de comércio exterior dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, América Latina (principalmente México e Brasil) e a região Ásia-Pacífico (incluindo China, Austrália, Japão, Cingapura e Tailândia).

A maioria (185) dos entrevistados era de empresas com receita superior a US$ 100 milhões, mas um número significativo de os entrevistados da América Latina (30 de 70) eram de empresas com receita inferior a US$ 100 milhões. A maioria das empresas representadas está envolvida em atividades de importação e exportação.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Autor
Notícias relacionadas