agentes de IA
Nutanix

Era dos agentes de IA chega à nova versão do Nutanix Enterprise AI

A Nutanix, empresa de soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) e nuvem híbrida, está se preparando para a era da inteligência artificial (IA) baseada em agentes. Nesta quarta-feira (07), durante o Next 2025, sua principal conferência para clientes e parceiros, a companhia anunciou uma nova versão da Nutanix Enterprise AI (NAI) e uma expansão de sua […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:52
Leitura
3 minutos
Rajiv Ramaswami, CEO da Nutanix, aparece no palco durante o evento NEXT 25, apresentando uma nova versão do Nutanix Enterprise AI. Ao fundo, um grande telão exibe um slide com o título “Agents” e destaca parcerias com a NVIDIA e funcionalidades como simplicidade, controle e eficiência, voltadas para frameworks e modelos agentes. O ambiente está lotado e com iluminação roxa e azul, criando um clima tecnológico e moderno
Construção civil — Foto: Reprodução

A Nutanix, empresa de soluções de infraestrutura hiperconvergente (HCI) e nuvem híbrida, está se preparando para a era da inteligência artificial (IA) baseada em agentes. Nesta quarta-feira (07), durante o Next 2025, sua principal conferência para clientes e parceiros, a companhia anunciou uma nova versão da Nutanix Enterprise AI (NAI) e uma expansão de sua parceria com a Nvidia para criação de agentes.

Lançada em novembro de 2024 como parte do pacote GPT-in-a-Box 2.0, a NAI foi concebida para simplificar a adoção de sistemas de IA em ambientes corporativos. Por meio da solução, empresas podem implantar, operar e monitorar LLMs de forma segura e eficiente, seja em nuvens públicas ou em ambientes on-premises.

A nova versão oferece, lançada hoje, uma integração com a Nvidia AI Enterprise, plataforma de software em nuvem para desenvolvimento e a implantação de soluções de IA. Isso inclui os microsserviços Nvidia NIM – para inferência de modelos de IA – e NeMo – para treinamento –, que prometem agilizar a entrega de aplicações baseadas em agentes de IA.

Leia também: Nuvem e hiperconvergência podem economizar € 25 bi de data centers

Segundo Lee Caswell, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos e Soluções, a NAI atua em dois níveis. Primeiro, em um nível de infraestrutura, a ferramenta certifica modelos e monitora consumo de memória, garantindo que a segurança e governança de dados não sejam comprometidas. “Clientes estão começando a se preocupar em como podem tornar seus modelos mais eficientes”, disse.

No segundo nível, a atualização do NAI incorpora um serviço de modelos compartilhados que facilita a criação de fluxos de trabalho com agentes. Através dele, é possível, por exemplo, utilizar um modelo como segurança (guardrails) de outros modelos, garantindo a conformidade de respostas às políticas legais e éticas da companhia.

“É como um manual operacional de IA, com instruções de como executar um fluxo de trabalho da forma correta e como integrar modelos de maneira eficaz”, anotou Caswell.

Por fim, a plataforma também foi projetada para operar com serviços da Nutanix de forma flexível. É possível implantá-la em ambientes HCI, bare metal ou nuvens IaaS. Os clientes ainda podem utilizar a Nutanix Kubernetes Platform para gerenciar aplicações nativas em contêineres em ambientes multi-nuvem ou integrar o Nutanix Unified Storage (NUS) e o Nutanix Database Service (NDB) como serviços de dados distintos.

*O jornalista viajou a Washington a convite da Nutanix

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas