antitruste
apple

Espanha abre investigação antitruste contra a App Store da Apple

Através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira (24), a Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) da Espanha iniciou uma investigação sobre a App Store, alegando que “a Apple pode estar praticando atividades anticompetitivas, impondo condições de negociação injustas aos desenvolvedores que utilizam a App Store para distribuir aplicativos aos usuários dos produtos Apple”. […]

Publicado: 06/12/2025 às 23:42
Leitura
2 minutos
apple, ue, espanha
Construção civil — Foto: Reprodução

Através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira (24), a Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) da Espanha iniciou uma investigação sobre a App Store, alegando que “a Apple pode estar praticando atividades anticompetitivas, impondo condições de negociação injustas aos desenvolvedores que utilizam a App Store para distribuir aplicativos aos usuários dos produtos Apple”.

Poucas informações sobre o caso foram reveladas, no entanto, de acordo com publicação do TechCrunch, a investigação da CNMC poderá se estender por até dois anos. Mas seu desfecho ainda é incerto. Se a autoridade espanhola concluir que a Apple violou as regras de concorrência, a empresa poderá ser multada em até 10% de seu faturamento anual global, o que pode significar bilhões de euros.

Leia também: Plataforma do Sírio-Libanês aprimora teleconsultas no SUS 

Há anos, desenvolvedores têm criticado a Apple em relação às taxas cobradas nas vendas dentro dos aplicativos, o uso obrigatório de sua tecnologia de pagamento e a arbitrariedade no processo de revisão de aplicativos. Em resposta, a Apple afirma que suas regras são claras e consistentes, garantindo uma experiência segura e de alta qualidade na App Store, além de destacar que mais de 90% das receitas da loja são revertidas para os desenvolvedores.

Esta não é a primeira ação antitruste enfrentada pela Apple na Europa. A União Europeia multou a empresa em €1,84 bilhão devido a práticas anticompetitivas relacionadas a aplicativos de streaming de música. Além disso, a Comissão Europeia está investigando a conformidade da Apple com o Digital Markets Act (DMA).

A Apple também está sendo investigada pela Comissão Europeia por uma nova taxa, a Taxa de Tecnologia Central (CTF), e por alegações de dificultar o uso de lojas de aplicativos de terceiros, contrariando as intenções do DMA. O Reino Unido também está se preparando para aprovar uma reforma de concorrência focada nas grandes empresas de tecnologia, o que pode representar mais desafios regulatórios para a Apple.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas